Prefeitura reforça conscientização sobre descarte irregular de lixo no Loteamento Nosso Lar

23/03/2022 - 16:58 Atualizado há 2 dias

Desde outubro do ano passado, a Prefeitura de São Cristóvão está realizando uma ação permanente de conscientização junto à comunidade do Loteamento Nosso Lar, no bairro Rosa Elze. O objetivo principal da iniciativa é reduzir o descarte irregular de lixo nas margens do Rio Poxim. Na manhã desta quarta-feira (23), mais uma visita foi feita no local.

Comandada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) e pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), a iniciativa contou com a distribuição de panfletos educativos, diálogo com os moradores e recolhimento do lixo que estava acumulado na região. “Essa ação faz parte de um plano de ação de conscientização da comunidade, sobre o descarte dos resíduos gerados em suas casas de maneira correta da comunidade do Loteamento Nosso Lar e imediações. Nossa intenção é reforçar o quanto é importante jogar lixo no lixo, sem poluir nosso meio”, comentou a diretora de meio ambiente do município, Ana Carla Santos.

De acordo com a diretora de Serviços Urbanos do município, Aline Benício, na primeira ação que ocorreu em outubro do ano passado, foram coletadas 30 toneladas de resíduo domiciliar que se encontravam às margens do Rio Poxim. “A partir disto, foram realizadas limpezas mensalmente na localidade, além de ação de educação ambiental junto à comunidade. Hoje o volume de resíduo coletado no mesmo local equivale a 25% do volume inicial”, apontou.

Ainda segundo ela, essa diminuição no volume de lixo coletado é “resultado das ações de educação ambiental e conscientização junto à população sobre os riscos à saúde que aquele lixo causava. Houve relatos de moradores sobre o aparecimento de cobras e ratos no local onde era descartado o lixo”, declarou a diretora.

Coleta foi feita no local que fica às margens do Rio Poxim

Coleta de lixo

A coleta de lixo na região acontece nos dias de terça, quinta e sábado. Dúvidas podem ser sanadas através do (79) 99901-5522.

Fotos: Arquivo Semap