Prefeitura realizará 1º Brechó de Moda Criativa da Casa de Costura Dona Zil

24/03/2022 - 15:32 Atualizado há 14 horas



Em prol da valorização das artesãs sancristovenses e da geração de renda, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), irá realizar o primeiro brechó de moda criativa da Casa de Costura Dona Zil. O evento acontecerá na próxima semana, entre os dias 28 e 31 de março. 

 

Segundo Neusa Malheiros, responsável pela Diretoria Municipal do Trabalho, a ideia da ação surgiu a partir da oficina de costura criativa realizada no final do ano passado, onde algumas das egressas expressaram o desejo de continuar realizando atividades dentro da Casa da Costura. 

 

“Pensamos no brechó como uma estratégia de juntar algumas alunas do curso e começar uma experiência de um grupo produtivo para que futuramente possa se tornar uma associação, uma cooperativa. É uma oportunidade das mulheres permanecerem em processo de formação e produção na área da costura”, explica Neusa.

 

De acordo com a responsável, todo o lucro do brechó será revertido na compra de materiais de produção e renda para as artesãs envolvidas. Serão vendidas peças de vestuário masculinas, femininas e infantis, além de acessórios customizados e obras de casa. 

 

Neusa ainda adiciona a expectativa da ação se tornar um projeto permanente da Casa da Costura, com a realização de 3 a 4 brechós por ano. “Queremos produzir antes do FASC produtos e peças com as cores do evento para que as pessoas possam utilizá-las durante o festival. Queremos que São Cristóvão se torne referência na moda criativa e sustentável”, finalizou.

 

 

O brechó acontecerá na Casa de Costura Dona Zil entre os dias 28 e 31 de março das 9h às 16h.

 

Fotos: Dani Santos