Prefeitura realiza posse de 24 novos professores para a rede municipal de ensino

05/09/2022 - 15:55 Atualizado há 1 dia



A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta segunda-feira (05) mais uma cerimônia de posse, desta vez de 24 novos professores que integrarão a rede municipal de ensino. O concurso foi realizado em 2019, após 17 anos de pausa e hoje, devido às aposentadorias decorrentes da Reforma da Previdência, a SEMED completou o quadro com 225 novos convocados.

 

 

A pedagoga Clarissa Bezerra, sancristovense, destacou este momento como a realização de um sonho e relatou parte da sua história que é atrelada à rede municipal de ensino. “Nasci e fui criada na sede do município e a minha educação é fruto da rede municipal, por isso me sinto feliz, porque estou dando continuidade ao legado da professora Maria Bezerra, a minha mãe, que atuou como professora da cidade durante 33 anos. Passar neste concurso também é um grande desafio porque a Prefeitura de São Cristóvão preza pela qualidade de ensino, qualidade que é refletida nos resultados ao longo destes últimos anos”, afirmou.

 

Clarissa Bezerra, pedagoga

 

Quando o assunto é dar seguimento à qualidade do ensino, quem compactua do mesmo sentimento e opinião de Clarissa é a pedagoga Thatiane de Nazaré Rocha de Souza. Desde que iniciou os estudos na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a pedagoga fixou residência em São Cristóvão e pretende continuar.  “Com idas e vindas eu resido há 10 anos na cidade e posso dizer que a diferença de lá para cá é gritante, tanto já hesitei em morar no município, mas com o desenvolvimento, que é evidente, não pretendo mais sair daqui e agregar. É de suma importância que os alunos gostem de ir pra escola, que vejam a escola como um atrativo e não apenas como uma obrigação. É nesse sentido que pretendo contribuir.”, destacou.

 

Thatiane de Nazaré Rocha de Souza, pedagoga

 

A sancristovense Vanessa Nascimento Barbosa Soares, uma das convocadas para o concurso, diz que sente orgulho por acompanhar de perto a evolução da cidade, em especial no tocante à educação. “A atuação no magistério algumas vezes é árdua, mas com dedicação e com amor a gente consegue superar todas as dificuldades. É como vejo a atuação da Prefeitura na educação do município. O prefeito tem dado muita ênfase à questão educacional, não só por conta dessas convocações, mas em termos estruturais também. Agir em prol da educação é um passo muito importante, porque o progresso de uma nação depende do valor que é dado à educação e como dizia Paulo Freire, ela é libertadora”, frisou.

 

Vanessa Nascimento Barbosa Soares, pedagoga

 

Sheila Virgínia Torres, pedagoga, destacou a importância do amor à profissão. “Ser convocada para este concurso está sendo um sonho realizado, porque é a cidade onde me formei e local em que meus filhos estudam. Eu sou apaixonada pelo município e entusiasmada com o seu desenvolvimento, tanto que se eu tiver a oportunidade de vender o meu imóvel em minha terra natal, é aqui que comprarei outro, pois escolhi esta cidade para morar. Vou agradecer contribuindo para o crescimento desses jovens, através dessa profissão que desde sempre escolhi para a minha vida”, enfatizou.

 

Sheila Virgínia Torres, pedagoga

 

Gestão presente

 

Em sua fala, Deise Barroso, secretária da SEMED, afirmou que este é um momento importante porque estimula aos novos profissionais a se sentirem pertencentes aos resultados obtidos na educação. “Como professora do município, tenho muita satisfação ao ver um ex-aluno, que foi alfabetizado por mim, crescer e se desenvolver. Esta é uma das maiores conquistas dos profissionais desta área. A partir de agora os novos docentes estarão colaborando com a cidade e precisam incutir esse sentimento, de alegria, de pertencimento, pois tudo o que eles fizerem como professores vai agregar aos filhos da nossa cidade, os verdadeiros herdeiros de todas as conquistas”, disse.

 

Deise Barroso, secretária da SEMED

 

Fazendo menção a Paulo Freire, o Prefeito Marcos Santana finalizou a cerimônia emocionado ao enfatizar a educação como libertadora. “Não soltem as mãos das nossas crianças, principalmente daquelas cujas famílias às vezes não compreendem a importância do aprendizado na vida delas. Empenhem-se com plenitude, porque precisamos que elas se libertem através da educação, para que não dependam de nenhum político, para que não dependam do assistencialismo. A esperança está nos professores e que não tenhamos nenhuma ruptura no empenho de buscar excelência na educação, para acabar com esse modelo perverso de fazer prevalecer o sucesso dos políticos, em detrimento da qualidade do ensino”, destacou.

 

Marcos Santana, prefeito

 

 

Fotos: Dani Santos