Prefeitura realiza mais uma ação do programa Tá na Mesa com oficina e distribuição de alimentos

19/04/2023 - 14:26 Atualizado há 17 horas

Com o objetivo de garantir alimentação para famílias sancristovenses em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), realizou na última terça-feira (18) mais uma ação do programa Tá na Mesa.

Desta vez com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (SEMDET), que foi responsável por ministrar para os beneficiados uma oficina com o tema “Empregabilidade e Renda: capacitação para o mercado de trabalho”. É através das temáticas abordadas a cada mês que as famílias têm a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos, além da garantia de uma alimentação saudável, orientada por nutricionistas, como afirmou a coordenadora de segurança alimentar, Winne Correia.

De acordo com a coordenadora, as cestas são compostas com arroz, feijão, sardinha, leite, café, charque, dentre outros e ainda há alimentos específicos para gestantes, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, como diabetes. “Desde quando iniciamos com o programa percebemos uma mudança de hábito na população, pois muitos se alimentavam de ultraprocessados, rico em açúcar. Agora eles têm acesso a verduras, legumes e frutas. Uma alimentação natural, mais adequada e saudável”, detalhou.

Winne Correia, coordenadora de segurança alimentar

Sobre os temas elaborados para a oficina, quem abordou foi a diretora do trabalho da SEMDET, Neusa Malheiros. “Escolhemos o tema visando a necessidade de qualificação para o mundo do trabalho. Por isso os assuntos escolhidos vão desde o acesso à Carteira de Trabalho digital, a ampliação do grau de escolaridade, a elaboração do currículo e a entrevista de emprego. Dissemos como eles devem se portar diante de um processo seletivo, quais são os aspectos fundamentais para que tenham mais chances de conquistar a tão almejada vaga”, explicou.

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da SEMDET

Integrantes do programa

O ajudante de pedreiro Wendell Mateus compareceu na oficina e no ato da entrega dos alimentos, acompanhado da esposa Ariane Jennifer, estudante. Ambos avaliam o programa como de suma importância para a sua família, principalmente é um alívio para as famílias que passam por dificuldades, como a minha. “Hoje eu não tenho um emprego fixo, trabalho fazendo alguns bicos e a minha esposa não trabalha e está grávida”. Agradecida, Ariane diz que “a Prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem realizando, principalmente para os mais necessitados”, pontuou.

Wendell Mateus, ajudante de pedreiro e Ariane Jennifer, estudante

Integrante do Tá na Mesa há 1 ano e 6 meses, Raiane Santos do Nascimento e o marido continuam desempregados e têm dois filhos. Para ela os alimentos fazem uma grande diferença na vida da família, que passou a comer de maneira mais saudável, além de todo aprendizado com as oficinas. “Iniciei no programa desde que engravidei do segundo e para mim essa ação foi como um presente, porque vem ajudando inclusive no leite da criança. Sou grata inclusive por todo aprendizado que o programa proporciona, a exemplo da economia dos alimentos, a reutilização deles, as diferentes maneiras de utilizar um ingrediente, dentre outros ensinamentos”, declarou.

Raiane Santos do Nascimento, desempregada

Critérios para inserção no programa

O Programa Tá na Mesa é voltado para famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social e em situação de insegurança alimentar. Isso envolve famílias que tenham pessoas com alguma comorbidade, deficiência, idosos ou gestantes, cuja necessidade de uma alimentação especial é maior. Além disso, para ter acesso ao programa, é preciso atender às seguintes condições: possuir renda familiar per capta de até ¼ de um salário mínimo nacional; residir em São Cristóvão; estar cadastrado no CADÚNICO.

A entrega das cestas básicas iniciou ontem no Centro Histórico, hoje é na grande Rosa Elze e na quinta-feira (20), será no povoado Rita Cacete, onde atenderá moradores do local e de outros povoados do entorno.

Fotos: Dani Santos