Prefeitura realiza entrega de peixes para a Semana Santa

03/04/2023 - 16:49 Atualizado há 8 minutos

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), iniciou nesta segunda-feira (03) a tradicional entrega dos kits para a Semana Santa que visa contemplar famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão distribuídos 10 mil quilos de peixe, leite de coco e arroz, divididos em cinco mil kits que serão entregues até a próxima quarta-feira (05).

A ação iniciou com os moradores do Centro Histórico e vai até a grande Rosa Elze e povoados, com os beneficiados atendidos em escolas municipais. Para a secretária da SEMAS, Lucianne Rocha, essa distribuição de peixes é importante porque além de garantir o alimento na mesa, contribui para os que seguem a tradição.

A secretária explicou que “as famílias beneficiadas já são as famílias que recebem o Bolsa Família Federal e tem filhos na escola municipal. Em uma semana visitamos todas as escolas municipais, onde uma equipe ficava disponível para receber essas famílias e realizar um cadastro. Pois se trata de um recurso público e precisamos ter a certeza de que os alimentos estão sendo destinados às famílias em situação de vulnerabilidade”, disse.

Lucianne ainda ressaltou que instituições cadastradas no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) também farão parte dos grupos contemplados pela iniciativa. “São hospitais, asilos, Cozinha Solidária, além das famílias acompanhadas pelos CAPS da cidade, pelos CRAS, CREAS e pelos programas Tá na Mesa e Bolsa Família Municipal, ou seja, famílias acompanhadas pelos serviços socioassistenciais e de saúde do município”, acrescentou a secretária.

Para Ana Paula Brito de Jesus Santos, marisqueira, a distribuição do alimento é uma ajuda significativa para famílias como a dela, que é extensa e recebe Bolsa Família. “Lá em casa somos quatro e eu recebo o benefício do Bolsa Família, que não supre todas as nossas necessidades. Por isso eu agradeço muito pela entrega desse peixe, em primeiro lugar a Deus e depois à Prefeitura que sempre olha por nós”, destacou.

Ana Paula Brito de Jesus Santos, marisqueira

Quem também realizou o cadastro e compareceu em uma das escolas municipais para receber o kit foi a doméstica Rosineide Santos Lima. Agradecida, ela enfatizou a importância da iniciativa. “Eu agradeço a todos os que estão realizando esta ação, que na verdade representa a oportunidade de uma grande comemoração, pois traz dignidade e alegria para tantas famílias, principalmente para aquelas que precisam do peixe, mas que no momento não tem condições de comprar”, frisou.

Rosineide Santos Lima, doméstica