Prefeitura realiza encontro com carcinicultores de São Cristóvão

20/01/2023 - 17:09 Atualizado há 2 dias



São Cristóvão é hoje o município com a terceira maior produção de camarão do estado de Sergipe, e com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas para esta prática, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), realizou na última quinta-feira (19), o 1° Encontro de Carcinicultores de São Cristóvão. 



O evento que ocorreu no paço municipal contou com palestras, orientação para os produtores, além da apresentação de dados e das propostas de incentivo para a geração de emprego e renda na cidade a partir da carcinicultura. De acordo com os dados apresentados pela Semdet, São Cristóvão produziu em 2022 cerca de 600 mil kg de camarão, fazendo com que mais de 10 milhões de reais circulassem na economia da cidade. 



Durante o encontro, foram discutidas algumas propostas, dentre elas a inserção do camarão no cardápio da merenda escolar e a formação da Cooperativa dos Carcinicultores de São Cristóvão. “A nossa secretaria tem a missão de promover políticas públicas que estimulem e alavanquem os negócios do município, para fortalecer o desenvolvimento local. Esse é o primeiro de alguns encontros que iremos fazer e estamos à disposição dos produtores para facilitar o acesso a serviços como linhas de crédito, cursos e capacitações para melhorar ainda mais o trabalho que eles já desenvolvem”, afirmou o secretário da Semdet, Josenito Oliveira.

 

Josenito Oliveira

 

Na oportunidade, o prefeito Marcos Santana enfatizou a importância da produção de camarão em São Cristóvão, e destacou que a gestão está à total disposição para auxiliar os carcinicultores, para fazer com que a Cidade Mãe de Sergipe seja uma referência nesta área. Ele anunciou ainda que a Prefeitura irá realizar nos dias 31 de março e 1° de abril o Festival do Camarão, que posteriormente será incluído no calendário turístico do município.

 

Prefeito Marcos Santana

 

“Da nossa parte existe muita vontade de promover ações voltadas para os carcinicultores. Queremos caminhar juntos com os produtores para que nosso município se torne uma potência na produção, gerando mais emprego e renda para os sancristovenses, e para isso estamos oferecendo todo aparato necessário para que esses produtores estejam cada vez mais prontos para desenvolver o seu trabalho”, destacou o gestor. 




Sandro Monteiro, que é ex-presidente da Associação Estadual de Criadores de Camarão do Estado de Sergipe, falou sobre a importância da realização de encontros como o ocorrido na última quinta. “É algo que nos dá boas perspectivas, porque já nesse primeiro encontro estamos discutindo a questão do camarão na merenda escolar, que é algo muito importante não só para as crianças que terão uma alimentação de qualidade, quanto para os carcinicultores que terão seu produto adquirido para esse fim”, apontou.

 


Sandro Monteiro

 

Quem também destacou a importância da Prefeitura promover ações que incentivem a produção local foi Carlos Tadeu Rosa, produtor de camarão no município. Para ele “é fundamental que o poder público esteja em diálogo constante com os produtores. Sem o apoio da Prefeitura e sem estarmos juntos discutindo qual o melhor caminho para que a gente possa melhorar nosso cultivo, dificilmente iremos atingir nossos objetivos”, afirmou. 

 

Carlos Tadeu Rosa

 

Fotos: Dani Santos