Prefeitura realiza ação conjunta com a Polícia Militar em combate ao Coronavírus

28/05/2020 - 17:23 Atualizado há 1 semana

Na manhã desta segunda-feira, 18, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em parceria com a Polícia Militar do Estado de Sergipe, realizou uma força tarefa em toda a cidade para que as normas estabelecidas no decreto contra o coronavírus fossem cumpridas. Participaram da ação a equipe da Vigilância Sanitária do Município, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/SC), e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Semap).

“Juntamente com a PM e a SMTT, vamos alertar aqueles comércios duvidosos, que estão descumprindo o decreto de combate ao coronavírus. Os estabelecimentos como bares e mercearias que não estejam dentro das normas, nós vamos tentar convencê-los a adotarem as medidas necessárias, e caso precise, a gente recolhe o alvará sanitário”, explicou Cátia Patrícia, que é Coordenadora da Vigilância Sanitária do Município. Vale destacar que ao longo de todas as semanas, a Vigilância Sanitária realiza também outras ações apenas com a sua equipe, atuando no fechamento de lojas  e conscientização da população.

De acordo com o Major Augusto César, o intuito da operação é coibir as infrações que estejam ocorrendo por conta do descumprimento do decreto Municipal que dispõe sobre o novo coronavírus. “Formamos 4 frentes, e vamos atuar em conjunto com os órgãos da Prefeitura para que possamos visitar os estabelecimentos que estejam infringindo as diretrizes estabelecidas. Estamos recebendo muitas denúncias de atividades comerciais não essenciais que funcionam normalmente, desconsiderando as ordens das autoridades sanitárias. Primeiro a Vigilância Sanitária vai comunicar os responsáveis, caso haja necessidade, partiremos para as medidas administrativas cabíveis”, disse o Major.

Ainda segundo ele, a maior demanda de denúncias registradas no 190 está concentrada na região do Grande Rosa Elze, que por coincidência, é a região que possui a maior quantidade de casos da COVID-19. O Major reforçou que o cumprimento do decreto é essencial para conter a disseminação do vírus, e disse que a depender do andamento da operação, outras ações como esta poderá ocorrer novamente.

Conforme Nilton Santos, Superintendente da SMTT/SC, a as equipes da força tarefa foram distribuídas na sede e no Grande Rosa Elze, para que a maior quantidade possível de bairros fossem monitorados. Para ele, ações como essa são fundamentais para diminuir a propagação do vírus e evitar a saturação do sistema público de saúde.