Prefeitura promove café da manhã com atletas do município e anuncia abertura de inscrições para o Bolsa Atleta 2022

03/08/2022 - 17:13 Atualizado há 16 horas

Na manhã desta quarta-feira (03), os atletas e paratletas sancristovenses contemplados pelo o último edital do Programa Bolsa Atleta participaram de um café da manhã promovido pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). A ação realizada no Paço Municipal teve como objetivo celebrar o árduo trabalho dos esportistas da Cidade Mãe e de anunciar a abertura das inscrições do edital do Programa Bolsa Atleta para o ano de 2022, que estará disponível no site da Prefeitura a partir do dia 10 de agosto.

Na ocasião, o Prefeito Marcos Santana destacou a importância da gestão no trabalho de incentivo ao esporte através do Bolsa Atleta, que está chegando no seu quarto ano de existência, e relembrou que São Cristóvão é o único dos 75 municípios de Sergipe que possui um programa dedicado aos esportistas locais. “Nós temos atletas que estão competindo e que estão levando o nome de São Cristóvão para fora, esse é o retorno desse benefício para o município. É um programa de muito orgulho para mim e agradeço a vocês por acreditarem, pois vocês estão aqui por mérito exclusivo de vocês, e nós vamos continuar lutando para que esse programa continue vivo”, disse.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

Para o secretário de esporte, Klewerton Siqueira, é sempre bom ter a oportunidade de prestigiar as referências do esporte em São Cristóvão. “Aqui está o time que está colhendo os frutos e que foram ajudados por esse programa maravilhoso que é o Bolsa Atleta. Estamos presentes para reforçar essa parceria, apoiando não somente com a bolsa, mas também nas atividades esportivas que eles participam ao longo do ano”, comentou.

secretário de esporte, Klewerton Siqueira

Representando os atletas, o esportista de muay thai e morador do Loteamento Lauro Rocha, Filipe Salvador, aproveitou o momento para agradecer o apoio da gestão por manter vivo o seu sonho de viver pelo esporte. “Esse apoio nos ajuda mesmo, é muito bem vindo e muda a nossa realidade. Eu tenho vários amigos que me têm como exemplo, me ajudam, apoiam, e eu posso dizer a eles que eu tenho apoio da Prefeitura e que minha realidade mudou por causa do esporte”, explicou.

Filipe Salvador, atleta

A paratleta do top 10 mundial na categoria ParaBadminton (BWF), Maria Gilda dos Santos, ressaltou a participação da SEMEL e do auxílio, principalmente nos anos da pandemia que afetou muitos atletas. “Eu sei que a luta é árdua para todos, mas os resultados chegam e eu hoje tenho prioridade para dizer que são poucos os municípios no Brasil que estão conseguindo manter programas que auxiliam os seus atletas e São Cristóvão é um deles. E se a gestão coloca isso como prioridade, a minha é de manter saudável, auxiliando a minha família e sendo espelho para outras pessoas com deficiência e de mostrar que o esporte resgata e dignifica famílias. Esse auxílio fez muito para minha vida, então muito obrigado”, concluiu.

Maria Gilda dos Santos, paratleta

‘Gratidão’ é como o profissional do atletismo, João Marcos, descreve ao ver como o esporte é importante na Cidade Mãe de Sergipe. “Eu sou grato porque foi através do Bolsa Atleta que eu encontrei a estabilidade para continuar no esporte e devido a ele, eu sou um atleta profissional. Hoje no estado eu sou o número um em corrida de maratona e eu só posso agradecer o carinho do Prefeito com os esportistas da cidade. Foi um programa que veio fazer diferença pra comunidade de São Cristóvão, e torço que outras cidades sigam esse exemplo”, finalizou.

João Marcos, atleta

O programa

Instituído pela Lei Duda Lisboa (nº 312/2017), o Programa Bolsa Atleta é um auxílio-atleta direcionado aos esportistas sancristovenses que estejam em plena atividade esportiva, com valores que variam de R$ 400 a R$ 1 mil, recebendo o benefício um ano. Atualmente, a bolsa contempla 16 atletas nas categorias municipal, estudantil e paratleta.