Prefeitura orienta microempreendedores individuais sobre declaração anual de faturamento

08/01/2021 - 14:48 Atualizado há 4 horas

Os 2534 microempreendedores individuais (MEIs) ativos em São Cristóvão já podem efetuar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI), referente ao ano de 2020. Pensando em auxiliar os sancristovenses nesse processo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), está realizando uma orientação para emissão do documento.

Segundo o agente de desenvolvimento, Anderson Rezende, os microempreendedores do município podem buscar a orientação na Semast de segunda à quinta-feira, das 8h às 16h, presencialmente ou através do telefone 99888-9268. “É muito importante que os MEIs procurem os agentes de desenvolvimento, para que nós possamos orientá-los sobre a declaração. Para que esse documento seja emitido é necessário que o interessado esteja com o CNPJ e as informações sobre o seu faturamento anual”, explica.

O prazo para que a declaração seja feita segue aberto até o dia 31 de maio. Caso o MEI deixe de enviar as informações dentro do prazo estabelecido, ele irá pagar uma multa, e poderá ter o seu CNPJ bloqueado. A declaração é feita através do Portal do Empreendedor, no site do www.gov.br.

Anderson Rezende, agente de desenvolvimento da Semast

“Nossa orientação é de que os MEIs não deixem para fazer a declaração muito próxima ao encerramento do prazo, porque o site pode ficar congestionado e ele pode não conseguir concluir o processo. Depois desse prazo, a Receita Federal já irá cobrar uma multa pelo atraso da declaração”, alerta o agente de desenvolvimento.

Anderson ressalta ainda que a declaração também uma obrigação do microempreendedor que não teve movimentação em 2020, pois, o documento será utilizado para demonstrar que a receita bruta está zerada.