Prefeitura investiu R$ 600 mil em iluminação pública no primeiro trimestre deste ano

12/04/2022 - 18:52 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), vem realizando um trabalho ostensivo de modernização na iluminação pública, com a substituição das lâmpadas antigas por luminárias LED. No primeiro trimestre deste ano foram implantados 78 novos pontos de iluminação em toda a cidade, com a instalação concluída de seis novas redes de baixa tensão e mais de 15 obras de rede baixa tensão que estão em andamento.

O investimento total das obras já concluídas neste período foi de quase R$ 600 mil, que somadas às que estão em andamento resulta em R$ 1,3 milhão. De acordo com o prefeito, Marcos Santana, há planos de que os serviços da iluminação do município vão além da troca de lâmpadas, braços e reatores, isso por meio da implantação da iluminação pública inteligente, que consiste em um sistema sustentável, mais eficiente e com menor custo.

“Desta forma a finalidade deste serviço não ficará restrita a apenas iluminar, nele estará contida a questão da cidade inteligente, com inclusão de sensores, câmera de monitoramento eletrônico, inclusive há a possibilidade da inserção da tecnologia 5G, uma tecnologia nova que ainda está em fase de implantação no país e que incorpora ao parque de pontos de iluminação a forma de transmissão de dados e melhorias significativas na comunicação”, explicou o gestor.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

O prefeito ainda reforçou que a gestão compreende a importância de cuidar da iluminação, no sentido de atingir diversos objetivos, dentre eles o de propiciar mais segurança à população. “A iluminação pública perpassa por várias finalidades. A primordial é deixar o logradouro devidamente iluminado, mas também propicia segurança, eleva a autoestima do povo e melhora a mobilidade urbana”.

O engenheiro eletricista da Semsurb, Bruno da Hora, concorda com o prefeito no tocante à importância das melhorias na iluminação pública e fez questão de salientar a preocupação da gestão com o descarte adequado das lâmpadas antigas. “Não é de agora que a gestão vem transformando as ruas da cidade com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por iluminação de LED. Com isso aumentou a preocupação com o descarte correto das lâmpadas não utilizadas. Aqui trabalhamos com uma empresa especializada no serviço de descarte, fato que elimina a possibilidade de contaminação ambiental”, afirmou.

Bruno da Hora, engenheiro eletricista da Semsurb

Vanessa Pereira, moradora do bairro Romualdo Prado há 12 anos, representou grande parte da população ao expressar a sua satisfação com os resultados da nova iluminação do bairro. “Como se não bastasse a alegria com a pavimentação das ruas, agora temos mais dignidade por causa da iluminação. Antigamente a prefeitura sempre tinha que fazer manutenção porque as lâmpadas viviam queimando e agora com as lâmpadas de LED a realidade é outra. Nós temos uma sensação de segurança tão grande, que não sentimos mais medo de andar na rua à noite, algo que antes era impossível”, pontuou.

Vanessa Pereira, moradora do bairro Romualdo Prado

Locais mais iluminados com as ações da Semsurb

Do Centro Histórico à grande Rosa Elze, os locais beneficiados com melhorias na iluminação pública de janeiro a março deste ano são: o bairro Luiz Alves; a Rua R2, no bairro Rosa do Oeste; Rua Alex N. Silva e Rua G, no Loteamento Nosso Lar, no Bairro Rosa Maria; Avenida Chesf; Avenida Dupla, no bairro Madre Paulina; Travessa 01, 02 e Avenida Contorno, no bairro Romualdo Prado; Loteamento Novo Horizonte e Rodovia SE464; Avenida Horácio Souza Lima, no bairro Divineia;  Rua do Meio e Lateral da Igreja, no Povoado Rita Cacete e a Rua Principal, no Povoado Pedreiras.

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos