Prefeitura investe aproximadamente R$2 milhões em melhorias nas quadras esportivas do município

28/10/2022 - 17:55 Atualizado há 7 horas

Seja no âmbito esportivo, educacional ou recreativo, as quadras são espaços importantes para a socialização, construção de cidadania e fomento à prática de atividades físicas. Partindo desse contexto, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), vem realizando obras de reparo e reestruturação nas principais quadras de esportes, a partir de um investimento total que se aproxima a R$ 2 milhões de reais, sendo grande parte desse valor oriunda de recursos próprios.

A requalificação destes espaços visa incentivar a prática esportiva não só entre os alunos das escolas municipais, mas entre os moradores da cidade, a exemplo dos que utilizam as quadras para os torneios promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O secretário da Semel, Klewerton Siqueira, enalteceu o trabalho da administração municipal e destacou que o esporte sancristovense vem sendo cada vez mais valorizado com o investimento nas reformas e nos torneios realizados.

Klewerton Siqueira, secretário da Semel

“É pensando na população que estamos cuidando dos espaços esportivos do município e proporcionando que os moradores usufruam com todo conforto e infraestrutura que merecem. Por isso as adequações realizadas pela Seminfra são de grande importância porque nos auxiliam na viabilização de eventos esportivos, a exemplo da Copa Cidade Mãe, que vem movimentando a cidade com os torneios e tem contado com a participação de muitos sancristovenses”, disse o secretário.

Para Julio Nascimento Junior, Secretário da Seminfra, esse é mais um dos investimentos importantes realizados em prol dos moradores. “Estes equipamentos públicos têm uma relevância para além da prática esportiva, pois também são espaços de socialização da comunidade. Por isso destinamos parte dos nossos recursos para a reestruturação e manutenção das quadras, para que não fiquem deterioradas a ponto de precisarem de grandes intervenções, como ocorreu no Ginásio Lourival Batista, fundado no final da década de 60 e agora estamos investindo aproximadamente R$ 1 milhão de reais”, explicou.

Julio Nascimento Junior, Secretário da Seminfra

População ativa nas quadras

O estudante João Pedro Lima Ferreira, de 17 anos, frequenta assiduamente uma das quadras e se diz grato à gestão pelo cuidado com as quadras do município.   “Eu moro próximo à quadra e sempre que posso estou aqui com os amigos, jogando e ocupando a mente com algo que me faz bem. Sou muito grato à prefeitura por cuidar tão bem desse local, que assim como acontece comigo, tem estimulado muitos jovens à prática esportiva, mesmo por diversão”, afirmou.

João Pedro Lima Ferreira, estudante

João Vitor frequenta a quadra do bairro Luiz Alves há mais de três anos e recorda quando na infância não podia aproveitar os espaços públicos com segurança e conforto. “Antigamente eu não saia muito para brincar na rua porque não existia um lugar adequado. Se saíssemos pra jogar, corríamos o risco de machucar a pele por causa do piso áspero. Agora temos esse conforto, um espaço bem cuidado para quem quer se divertir e ao mesmo tempo cuidar da saúde”, frisou.

João Vitor, estudante

As quadras e os serviços realizados

Dentre as quadras esportivas que estão em fase de revitalização e readequação está a quadra do Ginásio de Esportes Lourival Baptista, a quadra da Praça Gabriel de Souza Filho, no bairro Lourival Baptista e outra na Praça Pedro Batalha, no Rosa Elze; além da manutenção de outros espaços, como a quadra de esporte do centro comercial do Eduardo Gomes, a quadra do Conjunto Luiz Alves e a quadra da Praça Maria Lúcia Santos de Moura.

Quadra da Praça Gabriel de Souza Filho

Quadra do bairro Tijuquinha

O investimento em reestruturação inclui reforma e construção de banheiros para atletas e comunidade, com estacionamento e acessibilidade, além da execução em concreto com mureta, alambrado e arquibancada. Já os espaços em manutenção, conta com os serviços de pintura e demarcação do piso, ampliação de alambrado, cobertura com tela em nylon, pintura e recuperação da arquibancada e da estrutura das traves de futebol.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier