Prefeitura intensifica serviços para diminuir os impactos da chuva

28/05/2020 - 17:48 Atualizado há 5 horas

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), reforçou as ações que visam diminuir os transtornos causados pela chuva na madrugada desta terça-feira, 20, em diversos bairros do município. Equipes da Defesa Civil e SMTT também estiveram presente para dar o apoio necessário. Os trabalhadores foram distribuídos nos pontos mais afetados da cidade para realizar os processos de limpeza e monitoramento.

Desde as primeiras horas da manhã, os agentes da Semsurb seguem nas ruas para realizar as demandas geradas pelos 50 mL de chuva que caíram ao longo da madrugada. Para evitar outros problemas, uma máquina específica para o solo das margens do canal está realizando a desobstrução ao longo de todo o Riacho do X, no Grande Rosa Elze. De acordo com Jeferson Rafael, engenheiro da secretaria, os canais são limpos constantemente, mas “o acúmulo de lixo que é jogado neles, sobretudo neste aqui, dificulta o nosso trabalho. É preciso que a população tenha consciência para que transtornos como esse sejam evitados.”

Outras localidades que também sofreram danos foram visitadas pelas equipes. Uma encosta onde ocorreu um deslizamento de terra no bairro Divineia foi avaliada por um técnico da Defesa Civil, e a equipe de Serviços Urbanos realizou o recolhimento do material. Na rua Bela Vista, um imóvel construído de forma irregular foi interditado pela Defesa Civil por estar em situação de possível desmoronamento, e após o período necessário para que o solo fique estável, passará por uma avaliação para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Também está sendo feita a desobstrução do canal da Rua L, no Loteamento Rosa do Oeste.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos mantém as equipes preparadas para atender qualquer ocorrência que porventura venham a ocorrer em decorrência das fortes chuvas, e salienta que as limpezas preventivas das redes de drenagem seguem em execução, como também intensificaram o monitoramento nas áreas afetadas. A Prefeitura de São Cristóvão informa que em caso de emergência, a população pode ligar para o 193 ou para a Defesa Civil Municipal através do (79) 99975-4412.