Prefeitura inicia ações do Maio Amarelo em São Cristóvão

03/05/2022 - 17:05 Atualizado há 55 minutos

Na manhã desta terça-feira (03), a Prefeitura de São Cristóvão, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/SC), iniciou as ações educativas do Maio Amarelo dentro do município. Sob o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha que ocorre em todo o país busca refletir o papel de condutores e pedestres dentro do Sistema Nacional de Trânsito.

O início da campanha ocorreu na praça São Francisco, com a presença de diversas autoridades do estado e dos municípios sergipanos que estão vinculadas às áreas de trânsito e transportes, a exemplo da Guarda Municipal de Aracaju (GMA),Polícia Rodoviária Federal de Sergipe (PRF/SE), Companhia de Política de Trânsito de Sergipe (CPTran/SE), e Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). Além deles, secretários, alunos da rede municipal e particular também prestigiaram o evento.

Durante a abertura, o prefeito Marcos Santana agradeceu a colaboração dos parceiros envolvidos e destacou a importância do mês na construção de pessoas que pensam na vida a partir do trânsito. “É importante que todos os alunos e alunas lembrem que o que reduz os acidentes de trânsito é o nosso comportamento e respeito sobretudo ao nosso próximo, de guiar, dirigir e ter uma conduta que previna a nós próprios. Sei que esses jovens são a nossa esperança para evitarmos futuros acidentes e para que tenhamos um país verdadeiramente de todos nós”, declarou.

Prefeito Marcos Santana

De acordo com o superintendente da SMTT/SC, Nilton Santos, serão promovidas diversas atividades durante o mês como palestras nas escolas e empresas particulares, além de blitzes educativas voltadas para a conscientização e orientação aos condutores sancristovenses. “O nosso objetivo é conscientizar que a população dirija com prudência, na presença e na ausência das instituições fiscalizadas e assim venha a reduzir os acidentes de trânsito”, explicou.

O superintendente da SMTT/SC, Nilton Santos

Educar desde cedo

Além da solenidade, os alunos puderam assistir a uma peça educativa feita pelo grupo de teatro “Anjos Azuis” da GMA, e em seguida, uma palestra da PRF-SE no auditório do Paço Municipal, com a exposição de vídeos educativos sobre a necessidade de uma boa conduta dentro do trânsito.

Para o chefe da primeira delegacia da PRF-SE, Max Cabral, a integração de forças com a Prefeitura e SMTT de São Cristóvão é essencial para atingir melhores resultados na fiscalização do trânsito. “Utilizando o nosso Projeto Educar nos colégios municipais e estaduais, corrigindo o problema desde cedo, poderemos evitar problemas maiores no futuro. É um prazer participar desse evento e nos colocamos sempre a disposição”, disse.

Max Cabral, chefe da primeira delegacia da PRF-SE

Já o diretor de educação para o trânsito do Detran/SE, Lacerda Júnior, ressaltou a importância de São Cristóvão assim como dos demais municípios no árduo trabalho de educação para o trânsito, e convida a população para participarem desse movimento. “Isso está sendo feito porque os alunos também fazem parte do trânsito, e não só por visar o amanhã, mas também o agora. Eles precisam contribuir com a sua responsabilidade no trânsito, pois são pedestres”, comentou.

Lacerda Júnior, diretor de educação para o trânsito do Detran/SE

O major comandante da CPTran/SE, Aldevan Silveira, explica que a partir da Educação para o Trânsito, as crianças se tornam os principais conscientizadores para a redução de acidentes. “Hoje, de cada dez acidentes registrados pela CPTran, nove são resultados pelo comportamento do condutor. Então passando isso para os condutores do amanhã, é possível ter a consciência de um trânsito mais seguro e pacífico”, finalizou.

Aldevan Silveira, major comandante da CPTran/SE

Fotos: Heitor Xavier