Prefeitura inaugura Praça no Povoado Rita Cacete

17/06/2022 - 13:01 Atualizado há 2 dias

Com um investimento que ultrapassou R$715 mil, oriundos de recursos próprios da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) inaugurou, nessa quarta-feira (15), a Praça Josefina Ribeiro Corrêa, localizada no povoado Rita Cacete. Esta obra de revitalização promoveu uma transformação completa numa área de 2.559,95 m², que agora está disponível para proporcionar socialização, lazer e cidadania a moradores e visitantes.

Durante a solenidade o Prefeito, Marcos Santana, desejou boas-vindas a todos os presentes e enfatizou que naquele momento estava fazendo aquilo que mais gosta como prefeito, entregando ao povo uma obra. “Nesta praça não fizemos uma reforma, nós fizemos uma reconstrução. Quem mora em Rita Cacete, ao passar no local com certeza se lembra de como era e reconhece a total mudança. Essa praça foi reconstruída por respeito ao maior bem que o município possui: a população de Rita Cacete”, enfatizou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito

O secretário da Seminfra, Júlio do Nascimento Júnior, destacou o sentimento de felicidade pelo fato da equipe ter concretizado a transformação da praça com a qualidade que a população merece. “Acredito que o resultado já está estampado na fisionomia da população, que parece muito feliz com a obra. Essa foi uma obra muito complexa pela diversificação dos detalhes, a exemplo dos pisos, que tem intertravado, piso de concreto polido, emborrachado. Além disso, no decorrer da obra apareceram alguns problemas que afetaram diretamente no prazo de entrega, mas o nosso maior compromisso é a entrega com qualidade e agora estou satisfeito”, afirmou.

Júlio do Nascimento Júnior, secretário da Seminfra

Ainda durante o andamento da obra, a população já vinha apreciando o design diferenciado que pode ser visto de longe. A Praça conta com uma estrutura pergolada ao centro, sobre a imagem de uma Rosa dos Ventos, que chama atenção à primeira vista. O monumento é uma novidade, pois não fazia parte da estrutura anterior e será propício para a realização de diversas atividades ao ar livre, como eventos, feiras, exercícios físicos, dentre outras, que contribuirão, inclusive, para a geração de trabalho e renda.

Para Antonio Panta Santana, comerciante que por 15 anos administrou o quiosque comercial da Praça, esse trabalho de revitalização beneficiou todos os moradores, não apenas pela ampliação dos espaços de lazer, mas pela possibilidade de complementar a renda familiar. “Com o abandono da praça a única coisa que animava era o comércio que eu tenho, mas agora tem muitos atrativos e para todas as idades, por isso minha felicidade não cabe em mim, pela alegria do povo e por ter mais possibilidades de movimento, pois continuarei com o quiosque, porém com mais estrutura e segurança”, salientou.

Antonio Panta Santana, comerciante

A moradora Maria Luciene dos Anjos Matos falou do seu sentimento com a entrega da obra. “Estou muito feliz, principalmente porque foi um trabalho muito bem feito. Estamos todos radiantes com essa obra. Ver meus sobrinhos e netos aqui, aproveitando o espaço, foi a maior alegria da minha vida. A gestão está de parabéns”. Assim como a aposentada Marlene dos Santos, moradora do povoado há mais de 40 anos. “Eu sou nascida e criada no povoado e garanto, é a primeira vez em minha vida que vejo essa praça bonita desse jeito. Nós só temos que agradecer e conservar o que nos foi oferecido”, destacou.

Maria Luciene dos Anjos Matos, aposentada

Marlene dos Santos, moradora do povoado há mais de 40 anos

Atrativos pós-reforma

A praça possui diversos atrativos, o que inclui academia ao ar livre; parque infantil; novos pontos de iluminação com luminárias de LED, de fácil manutenção e longa durabilidade; quiosque comercial; 03 rampas de acessibilidade, para que idosos e pessoas com deficiência desfrutem do espaço com mais autonomia e segurança; além de sinalização tátil para pessoas com deficiência visual; bancos para pessoas usuárias de cadeira de rodas; paisagismo, com a presença de árvores antigas que foram mantidas com o objetivo de preservar o meio-ambiente e garantir o bem-estar da população.

Descerramento da placa de inauguração da Praça Josefina Ribeiro Corrêa

Convidados que prestigiaram a inauguração

Estiveram presentes no evento os familiares da homenageada, que prestaram uma homenagem emocionada, com direito a música; os vereadores: Diego Prado, Thiago Corrêa, Rafael do Sucatão, Marcos Lázaro, Pastor Marcos Neves, Edson Pereira, Fernando da Saúde, Valdecir Filho, Augustinho, Ítalo Macário, Vanderlan Correia, Rege do Rosa Maria, Vanderlan Nego e Edivaldinho Cabeleireiro; além da população do povoado e do vice-prefeito, Paulo Júnior, que fez questão de enfatizar a importância da participação do povo na conservação da praça.

Fotos: Heitor Xavier