Prefeitura inaugura novo prédio da unidade de saúde do povoado Caípe Velho

14/08/2020 - 17:03 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã desta sexta-feira (14), o novo prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) Laudelina Lima de Andrade, no povoado Caípe Velho. Com isto, o município chega a sua 13ª unidade requalificada em menos de quatro anos, garantindo à população um acesso à saúde de qualidade.

Com investimento de R$ 156.846,34 de recursos próprios, o novo prédio conta com sala de vacina, farmácia, dois consultórios médicos e o consultório odontológico que antes não existia. Funcionando em um espaço mais amplo e com acessibilidade, o prédio também recebeu serviços como: instalação hidráulica, elétrica, esquadrias de madeira e alumínio, além do revestimento cerâmico em paredes e pisos.

A USF Laudelina Lima de Andrade funcionava anteriormente em um prédio alugado, que não comportava as demandas da população e dos próprios profissionais de saúde, como detalha a gerente da unidade, Andrea Cristina de Oliveira. “É um espaço mais amplo, confortável, com novos móveis, fazendo com que a qualidade melhore 100%. Esse ganho é para os profissionais e para os usuários”, explicou.

O novo consultório odontológico é um desses exemplos citados pela gerente. A unidade é uma das 13 do município que estão com o equipamento. Nesta unidade, o atendimento será feito três dias na semana. “A população tinha que ir até o povoado Pedreiras para buscar o atendimento odontológico e agora com o consultório poderemos atender a comunidade do Caípe Velho, Caípe Novo e Candeal”, detalhou.

Consultório odontológico da USF

A Unidade atende uma população aproximada de 248 usuários cadastrados no sistema e- SUS, que poderão contar também com a oferta de serviços de saúde reorganizada, mantendo-se os serviços de consultas médicas e de enfermagem, passando de um para dois dias por semana.

Um desses moradores é Manoel Bernardino dos Santos (Nezinho), filho de Laudelina Lima.  Ele elogiou a nova estrutura da USF. “A comunidade do Caípe Velho merecia uma unidade de saúde com essa qualidade. Só temos que agradecer a Prefeitura, e nós da comunidade vamos buscar conservá-la”, afirmou.

Manoel Bernardino dos Santos, morador do Caípe

Integrante da associação de moradores do povoado e agente de saúde, Luana Conceição dos Santos, explicou que a reformulação na estrutura da USF era uma demanda antiga da comunidade e que agora foi realizada. “Acredito que há tempo de plantar, mas também há tempo de colher. Em outros tempos nós já precisamos chamar a mídia por conta da antiga situação que passávamos aqui, mas hoje temos essa conquista, e com a certeza que teremos o atendimento de qualidade por aqui. Essa não é uma simples inauguração, é a realização de um sonho para cada pessoa que mora nessa comunidade”, lembrou a moradora.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Júnior e do vereador Cleonâncio Oliveira.

Luana Conceição, agente de saúde e membro da associação de moradores

Nova realidade da saúde

Ao todo, já são 13 unidades que passaram por alguma intervenção da Prefeitura. São reparos na estrutura de prédios localizados tanto na zona urbana quanto nos povoados, que fazem parte do planejamento da Secretaria de Saúde. “Quando começamos o diagnóstico da estrutura física e de saúde, encontramos uma situação muito precária. Nós então desenvolvemos um plano de reestruturação da saúde, o que incluía a requalificação das unidades. A maioria delas já passou por esse processo, algumas estão passando e pretendemos fazer nas demais. Isso está sendo feito não só nas unidades básicas, mas também nas especializadas”, disse a diretora de vigilância e atenção à saúde de São Cristóvão, Mayra Oliveira.

Diretora de vigilância e atenção à saúde, Mayra Oliveira

O prefeito Marcos Santana disse, ao entregar equipamentos como a USF do Caípe Velho, que a Prefeitura tem buscado oferecer um serviço de saúde digno para todos os sancristovenses. Ele reforça que as iniciativas vão além das requalificações nas estruturas, elas passam também pelo investimento no atendimento, para que a população se sinta cada vez mais cuidada. “Aqui temos um equipamento que respeita a dignidade do nosso povo”, afirmou o prefeito no momento da inauguração.

O gestor destacou que unidade entregue na manhã de hoje faz parte da revolução pela qual São Cristóvão está passando no âmbito da saúde. “Não é só um prédio, o mais importante aqui são os profissionais que estarão cuidando das pessoas, e aqueles que aqui serão atendidos. Digo sempre que nossa maior obra não é de cimento, pedra e tijolo, e sim o cuidado com o nosso povo. Para cuidar do nosso povo nós pagamos em dia todos os profissionais, uma obrigação que fazemos com muita responsabilidade há 43 meses”, enfatizou Marcos Santana.

Prefeito Marcos Santana e a gerente da USF, Andrea Cristina

USF Parque Santa Rita

Também foi entregue nesta sexta-feira a Unidade de Saúde da Família Parque Santa Rita, localizada no povoado homônimo. Nela, foram feitos serviços de: revisão de pintura completa; Instalação de pia de inox e lavatórios de louça; Instalação de esquadria de alumínio; Revisão das instalações hidrossanitárias; Instalação de divisórias; Adequação do acesso à unidade. O investimento foi de R$ 18.624,10 com recursos próprios.