Prefeitura inaugura a obra de reestruturação e requalificação do Ginásio Poliesportivo Gevaldo Costa Pereira

09/01/2023 - 14:43 Atualizado há 2 dias

Investir em obras tem sido um dos principais compromissos da gestão, que vem reestruturando São Cristóvão ao longo dos anos. E para comemorar os 433 anos da cidade, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) iniciou 2023 com uma sequência de inaugurações importantes, a exemplo da requalificação do Ginásio Poliesportivo Gevaldo Costa Pereira, que foi inaugurado na década de 1970 e há 54 anos não havia reparos. A obra teve um investimento que ultrapassou o montante de R$ 1 milhão com recursos próprios e emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis.

Para o prefeito Marcos Santana, a obra do Ginásio, assim como tantas outras, pode ser considerada como um presente para a população, principalmente neste mês de aniversário da Cidade Mãe de Sergipe. “O aniversário é do município, mas quem ganha o presente é a população, que está recebendo o ginásio de esportes novinho em folha, local que já marcou a memória de muitos sancristovenses com grandes eventos. Logo em breve todos receberão outros equipamentos de grande importância e com qualidade”, afirmou.

Marcos Santana, prefeito

Como é praxe, o secretário da Seminfra, Julio Nascimento Júnior, deu ênfase à importância da conclusão das obras, sobretudo da qualidade na execução, critério que ele coloca em primeiro lugar. “Trata-e de uma obra desafiadora, assim como todas, desde as mais simples que realizamos em casa. Esta obra foi contratada inicialmente com recursos de pouco mais de R$ 660 mil e finalizamos com mais de R$ 1 milhão para que as demandas do povo sejam devidamente atendidas. A todo o momento a gestão exige o melhor para a nossa comunidade e a Seminfra se coloca sempre a disposição de realizar tais melhorias, como fizemos no Ginásio, que há tempos estava inutilizado e em situação caótica”, destacou.

Julio Nascimento Júnior,  secretário da Seminfra

Das mudanças realizadas estão a substituição do telhado, a recuperação da estrutura metálica; dois novos vestiários e dois vestiários com acessibilidade para pessoas com deficiência; banheiros para o público, com acessibilidade; piso tátil; nova pintura em toda estrutura; substituição do piso em taco por piso de alta resistência; substituição dos brises da fachada e estacionamento com pavimentação em paralelepípedo. Para o secretário municipal de esporte e lazer (Semel), Klewerton Siqueira, na gestão existe uma política de valorização do esporte que visa o poder transformador que a prática exerce na vida dos jovens.

Klewerton Siqueira, secretáfio da Semel

“Com tantas mudanças executadas, o ginásio irá funcionar como um centro de práticas esportivas, que também servirá como um espaço de lazer para a população. Neste local os moradores podem praticar handebol, futsal masculino e feminino, voleibol, dentre outras modalidades, inclusive a estrutura possibilita competições em nível estadual e nacional, além de movimentar a economia do município. Agradeço especialmente à gestão por mais essa belíssima obra que foi realizada ao passo que outras também estão a todo vapor”, disse.

Quem confirma a importância da obra para a movimentação da economia local é a comerciante Maria de Lourdes Alves Barbosa. “Esse ginásio estava abandonado e graças ao trabalho dessa gestão estou presenciando grandes mudanças importantes na cidade, sobretudo para os comerciantes, como eu que estou faturando com esse movimento que há muitos anos não existia”. Já Marcelo Guará, atleta profissional de MMA, destacou a emoção por ter mais um espaço que com certeza vai abranger um público amplo, que será estimulado à prática do esporte”, afirmou.

Maria de Lourdes Alves Barbosa, comerciante

Marcelo Souza Pereira, funcionário público, é filho do entusiasta do esporte Gevaldo Costa Pereira, morador que deu nome ao ginásio. Ele morou no Bairro Lourival Batista e sempre auxiliou no zelo e manutenção do local, isso no período em que o poder público não deu a devida importância. “Para mim é uma honra estar aqui homenageando o meu pai em um local que me traz grandes memórias. Esta homenagem me deixa honrado e feliz, pois o meu pai sempre facilitou o acesso da população à prática esportiva, exatamente como a gestão tem feito, porém em uma maior proporção”, frisou.

Marcelo Souza Pereira, funcionário público, é filho do homenageado

Agradecimento aos que estiveram presentes

Diante do público e sob aplausos, o prefeito agradeceu a presença de todos moradores; do vice-prefeito e deputado estadual eleito, Paulo Júnior; dos secretários, em especial o da Seminfra e da Semel; dos representantes da caixa econômica; fez menção ao deputado federal Fábio Reis e a cada um dos vereadores que estiveram na ocasião, como Edson Pereira, Rafael do Sucatão, Luciano da Colônia, Thiago Correia, Ítalo Macário, Marcus Lázaro, Augustinho e Edvaldinho Cabeleireiro.

Fotos: Heitor Xavie