Prefeitura garante mais atendimentos em exames laboratoriais através de convênio com a Clínica Santa Clara

05/01/2023 - 17:11 Atualizado há 9 horas

Com o intuito de ampliar e promover mais eficiência aos serviços entregues à população, a Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma formalização contratual com a Clínica Santa Clara, localizada no município. Tal contratualização com a instituição privada é uma forma de complementar os serviços ofertados pela rede pública, para assim garantir que os usuários tenham mais acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SMS), mais especificamente no tocante à realização de exames laboratoriais.

Os novos serviços em convênio com a clínica iniciaram nesta segunda-feira (02) e, de acordo com a secretária da SMS, Fernanda Santana, a clínica foi selecionada através de um edital de credenciamento que foi aberto para laboratórios locais. “Para realizar esta contratualização, nós abrimos credenciamento e a partir daí foi selecionada uma empresa habilitada aqui do nosso município. Como o foco é garantir celeridade e ampliação no acesso aos exames, iniciamos nesta semana a ampliação na oferta de exames, já garantido que a nossa população tenha acesso fácil a diversos procedimentos que antes só teriam na capital”, explicou.

Fernanda Santana, secretária da SMS

De acordo com Mayra de Oliveira, diretora de vigilância e atenção à saúde, “sempre foi praxe encaminhar os pacientes para a marcação de exames laboratoriais em Aracaju, que oferta os serviços para vários municípios e recebe os recursos do Ministério da Saúde. Contudo, pensando nas demandas da população, decidimos solicitar o remanejamento desse recurso para que pudéssemos fazer a contratualização diretamente com laboratórios do município, proporcionando à população facilidade de acesso aos exames no próprio território e favorecendo os laboratórios locais”, frisou.

Mayra de Oliveira, diretora de vigilância e atenção à saúde

A diretora reforça que “o município continua com a logística de exames conforme ocorria antes, com a marcação feita em Aracaju, porém agora, com os procedimentos realizados na clínica Santa Clara, em São Cristóvão, a população não tem apenas a opção de se deslocar cedo à capital para tentar se encaixar nas vagas. Hoje o paciente que for a uma consulta em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, independente do horário, já terá os exames marcados. Temos mais governabilidade e nós controlamos as cotas de acordo com o valor do recurso que foi remanejado, recurso este que recebemos do Ministério da Saúde, sem depender de cotas que outro município libera,” destacou.

A coordenadora de regulação da SMS, Lucyane Leite, detalhou quais os exames a população pode fazer por meio da Clínica Santa Clara. “São todos os exames laboratoriais, como os hematológicos a exemplo do hemograma completo, exames hormonais, sorologia para gestantes, parasitológico de fezes, urocultura, sumário de urina, além do eletrocardiograma e mamografia bilateral para rastreamento. A solicitação desses exames pode ser feita em qualquer uma das 16 UBSs do município e o usuário já sai com a guia de autorização, com a data da realização e o melhor, sem a necessidade de ir para uma fila de espera”, disse.

Lucyane Leite, coordenadora de regulação da SMS

Fotos: Heitor Xavier