Prefeitura entrega sementes de milho e feijão para agricultores de São Cristóvão

12/05/2021 - 16:33 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Semap) realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma entrega simbólica de sementes crioulas de milho e feijão para agricultores do município. A iniciativa contou com apoio do deputado federal João Daniel.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, a ação tem como objetivo fomentar a agricultura familiar e contribuir para a diminuição dos custos da produção destes trabalhadores neste momento de pandemia.

“Ao todo estamos entregando 800 kg de sementes de milho e 600 kg de feijão distribuídos para estes trabalhadores que tiram seu sustento da área rural. Essa ação vai beneficiar 300 agricultores familiares de São Cristóvão e nós ficamos felizes em poder contribuir com a melhoria de vida de tantas famílias”, declarou o prefeito.

Das variedades Carioca (feijão) e Sol da Manhã (milho), as sementes serão entregues aos líderes das comunidades e ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agricultura Familiar (STTRAF) para que, posteriormente, possam ser repassadas aos agricultores. “Essa foi uma entrega simbólica, já que por conta da Covid-19 não podemos reunir todos os agricultores. Essa iniciativa visa dar um alento a esses produtores e faz parte do processo de melhoria da agricultura familiar em nosso município”, acrescentou o secretário da Semap, Edmilson Brito.

Prefeito Marcos Santana e secretário da Semap, Edmilson Brito

Representando a categoria, a presidente do STTRAF, Maria do Carmo Batista, destacou a importância que essas sementes terão neste momento. “É um incentivo necessário. O agricultor tem a cultura do plantio, mas precisam do incentivo da Prefeitura para que se sintam parte do processo. É uma forma da gestão mostrar a sensibilidade quanto à agricultura familiar, para que o cinturão verde possa acontecer”, apontou Maria, que também é presidente do Conselho de Seguranca Alimentar do município.

Presidente do STTRAF, Maria do Carmo Batista

A opinião dela é compartilhada por José Pereira Chaves, que esteve na entrega representando o Assentamento Rosa Luxemburgo. “Muitos agricultores sentem dificuldade de comprar as sementes, e esse incentivo é muito importante. A pandemia não está fácil e, através dessa iniciativa, a gente vê que existe um compromisso da Prefeitura com a gente”, afirmou.

José Pereira Chaves, representante do Assentamento Rosa Luxemburgo

Fotos: Dani Santos