Prefeitura entrega alimentos a 500 famílias em situação de insegurança alimentar

29/01/2021 - 16:28 Atualizado há 1 dia

Nesta quinta-feira (28) aconteceu a segunda entrega de alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar de São Cristóvão. Os produtos são oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) contratados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A estimativa é que mais de 500 famílias assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) sejam contempladas com as doações, ao longo das próximas semanas.

“O PAA é um programa do Governo Federal, que a Prefeitura de São Cristóvão operacionaliza de duas formas: uma ministrada pelo próprio município e outra através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que opera e distribui para nós esses alimentos. A CONAB compra das cooperativas e doa pra gente, e assim nós doamos para as famílias em situação de insegurança alimentar”, explicou a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional de São Cristóvão, Winne Fontes.

Nesta nova remessa, os contemplados receberam quites com alimentos naturais e um bolo, o que garantirá um suporte nutricional na hora do consumo de alimentos. As entregas acontecem mediante um calendário de recebimento dos produtos. Na lista de produtos entregues: abóbora, macaxeira, polpa de frutas e um bolo caseiro.

Segundo a coordenadora do CRAS São Cristóvão, Paula Cardoso, as famílias contempladas com as doações fazem parte dos programas municipais: Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa Criança Feliz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Nesta quinta fizemos as entregas aqui no prédio do CRAS São Cristóvão e nesta sexta passamos nas residências dos idosos atendidos para entregar os alimentos, sempre respeitando as normas de segurança contra o novo coronavírus”, pontuou.

Winne Fontes

Paula ainda frisou que as doações acabam favorecendo dois nichos sociais importantes dentro do município. “Como a aquisição dos alimentos acontecem também com agricultores de nossa cidade, nós acabamos por fomentar a economia local, bem como entregamos esses alimentos aos nossos moradores que estão em situação de em situação de insegurança alimentar. O PAA e o CONAB facilitam a vida das pessoas”, finalizou.

A próxima entrega em São Cristóvão está prevista para fevereiro.

Fotos: Arquivo Semast.