Prefeitura entrega a Praça Maria Lúcia Santos de Moura

14/08/2020 - 17:57 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), entregou na manhã desta sexta-feira (14), a praça Maria Lúcia Santos de Moura, um novo espaço de lazer e convivência para os moradores do Conjunto Arnaldo Ramos de Moura. O investimento para a construção da praça foi superior a R$ 390 mil, oriundos de emendas parlamentares do Deputado Federal Fábio Reis, e de recursos próprios da prefeitura.

Estiveram presentes na entrega o deputado federal Fábio Reis, o Presidente da Câmara de Veradores, Paulo Júnior, e alguns vereadores, além do arquiteto da Seminfra, Edílio Lima.

A praça compreende uma área de 2.732,11 m², e conta com quadra em concreto polido, equipamentos de ginástica para a terceira idade, parque infantil, além de um projeto paisagístico com quiosques de convivência, bancos, brinquedos para crianças e uma iluminação completa com luminárias em LED de 80W.

Em sua fala, o Prefeito Marcos Santana convidou os moradores do Arnaldo Ramos de Moura a fazerem uma reflexão. “Eu quero que os moradores daqui se lembrem como era esse espaço da praça e as ruas. Não tinha uma única pedra batida nesse chão, tudo era mato. Os moradores do Arnaldo Ramos merecem respeito, e essa praça foi feita para isso, para mudar a vida da comunidade”, comentou o gestor.

Para a moradora Ana Aparecida, que reside no conjunto há quase 20 anos, a comunidade ganhou muito com as melhorias do bairro. “Isso tudo é muito mais do que a gente sonhou, agora estamos vivendo no paraíso. Essa praça é um sonho realizado para a comunidade do Arnaldo Ramos”, disse Dona Ana, como é conhecida na comunidade.

Letícia dos Santos, também moradora do conjunto Arnaldo Ramos de Moura, reconheceu que a praça vai mudar o dia a dia de todos que moram na região, bem como sinalizou a importância dos moradores no cuidado com o espaço. “Agora que temos esse espaço, precisamos saber cuidar dele, já que é um patrimônio da gente. Se a gente mantiver assim, muitas pessoas também vão poder aproveitar da melhor forma”, finalizou a moradora.

Homenageada

Maria Lucia Santos de Moura, nasceu no povoado Timbó, na cidade de São Cristóvão, Sergipe, no dia 03 de março de 1954, foi a primogênita do casal Pedro Gregório dos Santos  e Terezinha dos Santos. Trabalhou como redatora de debates na Câmara Municipal de São Cristóvão por muitos anos, deixando seu nome como servidora pública dedicada, mas nunca abandonou sua causa com os trabalhadores rurais, dedicação essa que  a fez conhecida como "Lúcia  do Funrural".

Em 2008, tornou- se a primeira mulher Presidente da Fetase, sendo reeleita em 2012 e exercendo seu mandato até 2013. Até mesmo antes de terminar o seu mandato foi convidada para fazer parte de uma chapa única na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG, permanecendo por 4 anos  no cargo de Diretora Nacional dos Trabalhadores  e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade .

Em 18 de Janeiro de 2020 faleceu, prematuramente, deixando saudosos seus familiares e todos que conheceram a mulher guerreira e batalhadora que foi.