Prefeitura e SES capacitam profissionais da saúde para fortalecimento da PrEP e PEP no município

29/04/2022 - 16:25 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na manhã desta sexta-feira (29) uma atividade de capacitação com os profissionais de saúde municipais. A ação faz parte do Programa IST/Aids, que busca levar capacitações presenciais sobre as profilaxias de Pré-exposição (PrEP) e Pós-exposição ao HIV (PEP).

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica da SMS, Beatriz Costa, o acesso às tecnologias de prevenção ao HIV era centralizado apenas no município de Aracaju, e agora com esse programa, dez municípios sergipanos receberão acesso a esses serviços, e dentre eles, o município de São Cristóvão.

“Nós iremos implantar uma Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) na UBS Maria José Soares Figueroa para dispensação da PrEP com funcionamento de 8h às 17h. Lá, faremos também o cuidado com o médico prescritor, o farmacêutico e toda a equipe de saúde, bem como todas as unidades poderão encaminhar seus pacientes para pegarem o medicamento no Figueroa”, explica.

Ainda para a coordenadora, a expectativa é ampliar o acesso de prevenção combinada além da PrEP, estimulando o uso de preservativos e de testagem rápida que já são realizados no município, dentre outras estratégias. “Entendendo que o usuário necessita do uso da PrEP, é importante que ele tenha o acesso mais próximo possível do seu município de residência, e ampliando esse acesso, estamos ampliando também a possibilidade de prevenção do HIV”.

Beatriz Costa, coordenadora de vigilância epidemiológica da SMS

A capacitação contou ainda com a participação do técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/AIDs e Hepatites Virais, Almir Santana, que falou sobre a importância do teste de HIV e do pré-natal, além da necessidade de divulgar isso junto à população, apresentando como é feita a profilaxia e seu esquema de tratamento. Participaram da atividade médicos, enfermeiros, farmacêuticos, professores, entre outros.

Segundo Almir, a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) é uma forma de prevenção ao HIV para pessoas que não desejam usar camisinha, optando pelo uso de medicamentos. Já na Profilaxia Pós-exposição (PEP), é comum acontecer com pessoas que tenham relações sexuais, rompam a camisinha ou tenham um acidente com material perfucortante, necessitando ir ao hospital para fazer o atendimento e ser devidamente avaliada.

“Esse evento é de grande importância, parabenizo a Secretaria de Saúde de São Cristóvão por essa mobilização e participação do pessoal. A implantação desses novos serviços será fundamental para a prevenção do HIV”, disse o técnico.

Almir Santana, técnico do Programa IST/Aids

Para o gerente da UBS Maria José Soares Figueroa, Victor Levi, a oferta desse programa beneficiará a população sancristovenses, levando o conhecimento sobre esse assunto. “Esperamos que haja uma procura da população para isso, e consigamos aumentar a testagem no município e a notificação de casos de forma precoce para evitar que novas pessoas se infectem com o vírus”, finalizou.

Victor Levi, gerente da UBS Maria José Soares Figueroa

Fotos: Dani Santos e SMS