Prefeitura e Senac dialogam para promover cursos de capacitação para os sancristovenses

13/05/2021 - 19:28 Atualizado há 2 dias

Com intuito de promover cursos de capacitação para os moradores do município, a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fundact) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), realizou na manhã desta quinta-feira (13), uma reunião com o gerente da Unidade Móvel do Senac, Edson Dias.

Inicialmente, as tratativas visam trazer capacitações voltadas para a área do turismo e cultura, a exemplo do curso de manipulação e higienização de alimentos, e atendimento ao cliente. O intuito, segundo a presidenta da Fundact, Paola Santana, é que os comerciantes locais estejam capacitados para acolherem os turistas nos próximos anos.

Além destes dois cursos, a intenção é levar capacitações também para comunidades tradicionais, como é o caso da Ilha Grande, onde o município tem apoiado o turismo de base comunitária. “A ideia é que esses cursos sejam ofertados gratuitamente aqui no município. A Prefeitura irá oferecer a estrutura e o Senac vem com os profissionais para habilitar as pessoas que irão participar”, explicou a presidenta da Fundact, Paola Santana.

Presidenta da Fundact, Paola Santana

O gerente da Unidade Móvel do Senac, Edson Dias, destacou que irá levar as demandas discutidas na reunião para verificar a viabilidade de ofertá-las em São Cristóvão. “Entendemos que pós-pandemia, os turistas que vierem a essa cidade também estarão verificando com mais carinho situações como a manipulação dos alimentos e o atendimento em bares e restaurantes. Vamos ver a possibilidade de atender a esse determinado público”, informou o gerente.

A secretária da Semast, Lucianne Rocha, também vê o diálogo com o Senac como positivo. De acordo com ela, alguns cursos da instituição podem ser disponibilizados às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

“Queremos fortalecer a parceria com essa instituição que é conceituada e que possui um leque diversificado de cursos. Nossa intenção é junto ao Senac, ofertar cursos que venham a dar opções as famílias do município visando a melhoria das atividades que já exercem ou opções para que eles possam superar vulnerabilidade delas através da geração de renda, se qualificando e identificando opções para isso”, apontou a secretária.

Fotos: Heitor Xavier