Prefeitura e SAAE levam Programa “Águas de São Cristóvão” ao Acampamento Emília Maria

10/12/2021 - 16:28 Atualizado há 1 dia

Desde 2017, a Prefeitura de São Cristóvão e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) não têm medido esforços para levar água de qualidade aos povoados da Cidade Mãe por meio do projeto “Águas de São Cristóvão’’. Nesta quinta-feira (09), foi a vez do Acampamento Emília Maria receber um poço a fim de atender a demanda da comunidade.

instalação de poço no acampamento Emília Maria

O abastecimento do Acampamento com água de qualidade foi um dos compromissos firmados pelo prefeito Marcos Santana junto aos moradores em maio deste ano, quando visitou o local para fazer a entrega de sementes de milho aos produtores rurais.

Quem se lembra da antiga realidade do Acampamento antes da realização deste serviço é a moradora Maria Ieda dos Santos. “A comunidade dependia do carro pipa para ter água. Agora com esse poço vai melhorar 100%. Não vamos depender mais de nada”, afirmou.

moradora do acampamento, Maria Ieda dos Santos

Já o aposentado e morador José Sebastião Alves diz que o poço trará mais liberdade para as pessoas que residem no acampamento. “A situação de água aqui era um pouco difícil, mas agora que a Prefeitura deu essa ênfase em nos ajudar podemos ficar mais à vontade”, concluiu.

morador do acampamento, José Sebastião Alves

Melhorando vidas

Segundo Carlos Melo, diretor-presidente do SAAE, o Programa “Águas de São Cristóvão” já proporcionou água de qualidade para mais de seis mil pessoas, atendendo não só o Centro Histórico como também 26 povoados de forma direta e indireta. “Esse serviço é feito através de perfuração de poços tubulares, em seguida fazemos a rede, instalamos o reservatório e então efetuamos todo o sistema de abastecimento de água nos povoados”.

Carlos comenta a gratificação do trabalho envolvido, que traz felicidade e mexe com a vida das pessoas. “Nós vamos continuar nesse projeto até o fim do mandato, levando água e dignidade para as pessoas porque água é tudo, é vida, sem ela não há nada. São Cristóvão é rica em água, então é um contra-senso as pessoas não terem acesso à água encanada”, declarou o diretor-presidente.

diretor-presidente do SAAE, Carlos Melo

Atualmente estão sendo perfurados mais de 10 poços, passando no Alto do Bernardo, pelo Lourival Batista e no Parque Santa Rita. Nessa semana, estão recebendo serviços além do Acampamento Emília Maria, o povoado Caípe Novo e o Gravatá.

Fotos: Heitor Xavier