Prefeitura e Saae atuam para garantir água de qualidade para 250 famílias do povoado Pedreiras

18/12/2020 - 16:44 Atualizado há 2 dias

Após realizarem a instalação de um novo poço tubular, a Prefeitura de São Cristóvão e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão concluindo a instalação da rede de abastecimento no povoado Pedreiras. A iniciativa faz parte do programa “Águas de São Cristóvão”, que levará água de qualidade para as torneiras de 250 famílias do povoado.  A previsão é que a obra seja finalizada na próxima semana.

Poço já foi instalado no povoado

“Esse é um sonho antigo da população. As pessoas passavam até três dias sem água e a partir da instalação desse poço não teremos mais esse problema. Até segunda-feira concluiremos a rede e a previsão é que a bomba seja instalada na terça-feira. Até o Natal nós queremos inaugurar esse poço, dando esse presente para o povoado Pedreiras”, informa o diretor-presidente do Saae, Carlos Melo.

Segundo Carlos Melo, o povoado já possui um poço tubular, porém, ele não atende toda a comunidade. “O poço daqui é bastante antigo não consegue atender toda a demanda, porque é um poço de vazão de 3 mil litros/hora. Percebemos a necessidade de perfurar um segundo poço, com a vazão de 8 mil litros/hora para reforçar o abastecimento. Então, utilizando os dois poços, nós disponibilizaremos água nas torneiras por 24h para todos”, explica.

Diretor-presidente do Saae, Carlos Melo

Moradora do povoado há 30 anos, Alana Carolina de Oliveira falou sobre a alegria de poder contar com água de qualidade, todos os dias da semana, 24h por dia. “Minha avó é cadeirante, então precisamos ter água toda hora. Já chegamos a ter máquina de lavar, mas ela acabou quebrando pela falta de uso, porque não sabíamos o dia que teríamos água. Agora com essa melhoria poderemos ter máquina, piscina e tudo organizado”, destaca a moradora.

Alana Carolina de Oliveira, moradora do povoado

Próximos locais

Ao todo, o projeto “Águas de São Cristóvão” já perfurou 13 poços tubulares, beneficiando mais de 5 mil pessoas.  Após a conclusão dos serviços no povoado Pedreiras, será a vez do povoado Parque Santa Rita ser beneficiado pelas ações do Saae e Prefeitura de São Cristóvão.