Prefeitura e JUCESE firmam parceria para facilitar abertura de novas empresas

31/05/2021 - 19:58 Atualizado há 2 dias

Objetivando modernizar e desburocratizar as etapas necessárias para o registro de novas empresas, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), firmou uma parceria com a Junta Comercial do Estado de Sergipe (JUCESE) para a implantação/operacionalização do “Agiliza Sergipe”. A ferramenta é responsável pela integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Segundo Marco Freitas, presidente da JUCESE, com a operacionalização do sistema Agiliza, os processos de abertura de novas empresas serão mais eficientes e eficazes. “Com o sistema nós conseguimos diminuir o tempo que se leva para abertura de novas empresas, e tempo é dinheiro para o empresário. A Prefeitura vai dizer se o estabelecimento pode funcionar naquele endereço,a JUCESE responde se o nome dele está limpo, e depois tem a aprovação do contrato social do empresário. Estamos trabalhando para facilitar a vida de quem quer empreender em nosso estado”, disse Marco.

Marco Freitas, presidente da JUCESE

Para George Freire, diretor de administração tributária da Semfaz, o essencial dessa integração é a agilidade e diminuição da burocracia nos processos de abertura de empresas. “A burocracia muitas vezes emperra os trâmites processuais, então a parte da Prefeitura nessa relação é agilizar as questões que dizem respeito quanto a localização da empresa, se aquela atividade pode ser exercida ali, e liberarmos da forma mais rápida possível. Com o Agiliza a nossa resposta de liberação é praticamente em tempo real”, explicou George.

George Freire, diretor de administração tributária da Semfaz

“Agora está mais fácil para o empresário abrir uma empresa, não necessita sair de órgão em órgão para pedir toda documentação. Basta acessar o portal do Agiliza e de lá ele faz a solicitação, que será enviada para cada órgão responsável”, finalizou o diretor de administração tributária.

Para se cadastrar e ter acesso ao Agiliza Sergipe, o empresário devera acessar o www.agiliza.se.gov.br e realizar todas as etapas dispostas no site.