Prefeitura e esportistas de São Cristóvão discutem proposta de calendário de competições no município

10/02/2021 - 20:02 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Esporte (Semel), reuniu nesta quarta-feira (10), no paço municipal, os profissionais do esporte e representantes de diversas entidades da área, para construir um calendário de competições na cidade.

O prefeito Marcos Santana esteve no encontro e enfatizou o trabalho que realizou no âmbito do esporte nos últimos anos, a exemplo da criação da Semel e do Programa Bolsa Atleta, que tem beneficiado os atletas do município. Além disso, o gestor falou sobre as ações que o município pretende realizar nos próximos anos.

“A pandemia mexeu com o comportamento do ser humano, inclusive no esporte, isso fez com que nós tivéssemos que frear os processos que estávamos executando em São Cristóvão. Agora estamos reiniciando o processo de trabalho, e através da parceria com os atletas e representantes das organizações esportivas, queremos construir o calendário esportivo do município de São Cristóvão”, declarou o prefeito.

Para o coordenador da Semel, Fábio André, São Cristóvão possui um potencial enorme na área esportiva, e isso será fortalecido com as obras de reestruturação feitas pela Prefeitura nos espaços onde essas atividades irão ocorrer. “Alguns espaços já estão sendo planejados, a exemplo do Ginásio do Eduardo Gomes, e outros já estão em processo de requalificação, que é o caso do Ginásio Lourival Batista. O prefeito tem o objetivo de nos próximos quatro anos deixar um legado no esporte de São Cristóvão, tanto no sentido de trazer eventos esportivos, como estruturar a prática esportiva, para que ela faça parte do cotidiano das pessoas da cidade”, apontou o coordenador.

Fábio André, coordenador da Semel

Competições

Segundo a secretária interina da Semel, Paola Santana, a ideia é realizar ao menos um evento por mês, sendo que estes deverão seguir todos os protocolos estabelecidos pelas entidades de saúde no que diz respeito à prevenção da Covid-19.

“Nós entendemos que São Cristóvão tem uma missão como cidade cultural, mas também temos outra que ficou durante muitos anos adormecida que é a de despertar o potencial que existe para o esporte em nossa cidade. Temos vários atletas talentosos, que se destacam em todo o mundo, e nosso desejo é fomentar mais ações para que novos atletas sejam descobertos, como também incentivar a prática de atividades físicas no município, promovendo uma melhor qualidade de vida para o nosso povo”, explicou Paola.

Paola Santana, secretária interina da Semel

Após diálogo com os esportistas, três eventos já estão com datas definidas e terão a coparticipação da Prefeitura de São Cristóvão, seja no apoio logístico, infraestrutura, dentre outras. São eles: Campeonato Sergipano de Tiro Esportivo, que inicia nesta quinta-feira, 11, no Povoado Feijão; Trilhão da Cidade Histórica, que irá ocorrer dia 19 de setembro; e a Corrida Cidade Mãe de Sergipe, com previsão de acontecer em 23 de outubro.

Além deles, existe a previsão de realização de competições de xadrez, muay thai, futebol de várzea, jiu jitsu, karatê, futebol feminino, dentre outros.  As datas desses eventos ainda serão definidas a partir do diálogo com representantes das categorias.

Esportistas

O professor de educação física e atleta de judô, William Souza Araújo, vê na criação do calendário uma boa oportunidade para os atletas no que diz respeito ao planejamento para participação em competições.

Ele também enxerga a iniciativa como fundamental neste momento de pandemia. "Com essas ações, vamos tirar as crianças, idosos e outras pessoas de São Cristóvão da ociosidade, onde vamos criar oportunidades para que eles possam praticar atividades que irão fazer bem a sua saúde física e mental", avaliou o professor.

Professor de educação física e atleta de judô, William Souza Araújo

O campeão sergipano de muay thai,  Filipe Amadeu, vê o esporte como uma ferramenta de mudança na vida dos jovens. "São Cristóvão é um berço de atletas e de talentos e o esporte é capaz de mudar vidas. Foi através do esporte que eu mudei meu estilo de vida. Sei que ele é fundamental para as novas gerações e a iniciativa que a Prefeitura está tomando é de extrema importância, é algo que vai ajudar a revelar vários talentos", acredita.

Filipe Amadeu, atleta de muay thai