Prefeitura e Consubaju entregam equipamentos de proteção aos catadores de recicláveis de São Cristóvão

05/08/2021 - 16:58 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão realizou na manhã desta quinta-feira (05), a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis de São Cristóvão.  A ação é fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (Consubaju).

Realizada na nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), a entrega dos equipamentos contou com a presença do prefeito Marcos Santana. Na oportunidade, ele falou sobre a importância dos catadores se organizarem para que juntos possam lutar pelos seus direitos. Além disso, o gestor municipal informou que a Prefeitura pretende implantar a coleta seletiva na cidade nos próximos anos.

“Uma das coisas que mais me alegram é quando as pessoas se juntam e entendem que é importante montar uma associação para que um ajude o outro. Isso é o que dá força e vida ao movimento. Os equipamentos, a construção do galpão e as cestas básicas que estão sendo disponibilizados em parceria com o Consórcio são fundamentais para que esses catadores tenham força para continuar nesse trabalho tão importante para a vida, para natureza e para a geração de renda”, afirmou o prefeito.

Ao todo foram entregues 10 kits com fardamento e equipamentos de proteção, que contam com luvas, calças, máscaras, camisas de manga longa e botas. Segundo o secretário da Semap, Edmilson Brito, esses itens darão mais segurança aos catadores no trabalho que eles realizam. “É uma junção de forças entre o município, através da nossa secretaria e o Consórcio para que esses catadores estejam seguros, trabalhando para melhorar a sua renda e contribuindo para o meio ambiente. Também iniciaremos as ações de conscientização com a população para que ela possa separar os materiais e facilitar o trabalho da Associação”, informou Edmilson.

Secretário da Semap, Edmilson Brito

O superintendente do Consubaju, Evaldino Calazans, também destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Consórcio para o fortalecimento dos catadores. “Estamos satisfeitos vendo os resultados acontecendo por conta desse trabalho em conjunto que fortalece as ações da Associação. Hoje só de recicláveis nós temos conseguido entre duas a três toneladas, que tem gerado renda para os catadores. A ideia é que até o final do ano a gente triplique essa quantidade de resíduos”, destacou.

Superintendente do Consubaju, Evaldino Calazans

Para a representante da Associação de Catadores, Diana Assunção, os equipamentos serão fundamentais para o trabalho dos destes profissionais nas ruas do município. “Gostei muito desses kits porque são itens que vão proteger a gente quando estivermos fazendo a coleta. Esse apoio da Prefeitura e do Consórcio tem sido muito importante para nós”, avaliou.

Fotos: Heitor Xavier