Prefeitura dialoga com Unit para que alunos da instituição atuem no Sistema de Saúde de São Cristóvão

16/07/2021 - 17:32 Atualizado há 4 horas



Foi realizada na manhã da última quinta-feira (15), uma reunião entre representantes da Prefeitura e da Universidade Tiradentes (Unit), visando o fortalecimento da parceria entre a instituição de ensino e São Cristóvão. Na oportunidade, foi discutido um acordo para que os alunos dos cursos de saúde possam atuar dentro do Sistema de Saúde Municipal.

 

Para o prefeito Marcos Santana, essa será uma parceria importante para o município. Segundo ele “mesmo com todas as dificuldades financeiras, nós temos nos esforçado para enfrentar os desafios e levar os melhores serviços à população”. O gestor ainda complementou enfatizando que “encontros como esse sempre me dão esperança de que vamos vencer mais desafios, porque na impossibilidade de ter recursos em demasia, nós precisamos de parceiros. Temos sido de vanguarda em várias ações na área de saúde e tenho a certeza que essa parceria vai fazer com que a gente avance ainda mais”, destacou o prefeito.

 

 

De acordo com diretor de saúde do grupo Tiradentes, Hesmoney Ramos, a parceria trará benefícios para os alunos que poderão adquirir mais conhecimento e será importante para qualificar ainda mais o atendimento aos sancristovenses. “Nossos alunos poderão aprender e contribuir com a saúde do município através dos estágios que poderão realizar nas unidades. O aluno ganha com isso, a população e o município também, porque nós teremos um atendimento maior e mais qualificado. Queremos iniciar com o curso de medicina, mas pretendemos que todos os cursos da área da saúde venham para ajudar no atendimento à população”, apontou o diretor.

 

Diretor de saúde do grupo Tiradentes, Hesmoney Ramos

 

A assessora de planejamento de gestão do SUS da Secretaria Municipal de Saúde, Nara Mariano, revelou que alguns alunos da Unit já atuam no município, mas com o fortalecimento da parceria será a oportunidade de formar médicos e demais profissionais de saúde que podem futuramente retornar para atuar no município.

 

“Estamos firmando o compromisso entre o SUS de São Cristóvão e a Universidade na formação de profissionais dentro das necessidades de saúde da população local. Nós temos um território muito diverso e isso nos dá uma capacidade de formar os estudantes para serem profissionais que atuem no SUS real. É de grande valia e extrema necessidade para o SUS firmar essa parceria”, avaliou a assessora. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, que foi o responsável por intermediar o diálogo entre o município e a Unit, também falou sobre a reunião. “Nosso objetivo é unir esforços, tanto do lado da Unit que irá ofertar os seus profissionais e alunos para identificar as demandas do município, quanto para nós do poder público que poderemos desenvolver políticas públicas que venham solucionar os problemas, e principalmente para a população que terá suas demandas atendidas”, ressaltou o secretário.

 

Josenito Oliveira, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão

 

Fotos: Heitor Xavier