Prefeitura desenvolve ações para garantir iluminação pública em povoados de São Cristóvão

13/08/2020 - 18:36 Atualizado há 3 dias



A Prefeitura de São Cristóvão tem atuado constantemente para garantir uma melhor qualidade de vida para a população do município. Assim como serviços de educação e saúde, a iluminação pública tem sido fundamental para essa melhoria. São ações de modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede que estão ocorrendo não só nos bairros da cidade, mas também em todos os povoados do território.

 

De acordo com o prefeito Marcos Santana, recuperar e ampliar a iluminação pública em São Cristóvão é uma das prioridades da Prefeitura. “Ao longo dos anos o município tem investido significativamente na troca de luminárias em todo o território. A ação torna o nosso sistema de iluminação mais eficiente, refletindo em mais segurança e tranquilidade para os moradores”, afirma o gestor.

 

No povoado Cabrita, por exemplo, foram 57 novos pontos e iluminação LED implantados, contemplando 10 ruas da comunidade, ou seja, todo o povoado conta com luz de qualidade. Na entrada do povoado, onde não havia iluminação pública, foram feitas instalações de postes, rede baixa tensão e luminárias LED.

 

A nova realidade da iluminação já é reconhecida pelos próprios moradores da região. “Nosso sonho era chegar do trabalho e poder fazer uma caminhada a noite e antes não podíamos, porque era tudo escuro. Agora estamos felizes porque  temos a iluminação”, destacou Valdelice Donato dos Santos, dona de casa.

 

Instalação da iluminação pública no povoado Cabrita

 

No Colônia Miranda, foram instalados 19 novos pontos, contemplando 10 ruas e uma praça, resultando  uma cobertura em LED em todo local. Já o povoado Arame I teve 17 novos pontos de iluminação instalados, também com LED.  A ação da Prefeitura também chegou aos povoados Pedreira, Rita Cacete, Arame II e Umbaúba.

 

O engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Bruno da Hora, explica que a instalação dos novos pontos com LED, além de gerar mais segurança para a população também reduz as despesas da Prefeitura. “Essas luminárias possuem maior durabilidade, são mais ecológicas, não prejudicam o meio ambiente, diminuem a manutenção e tem maior durabilidade. A intenção da Prefeitura é ampliar a cobertura de LED para todo território”, disse.

 

 

Atendimentos

 

Além da implantação de novos pontos com LED, melhorias como a extensão da rede de iluminação e manutenções constantes têm sido feitas nos povoados de São Cristóvão. “Hoje temos todos os povoados do município com iluminação e recebendo os serviços da Prefeitura”, explica.

 

Os povoados são os locais onde ocorrem maior número de atendimentos através do call center, situação essa que ocorre desde 2017. Porém, segundo o engenheiro, as manutenções vêm reduzindo diariamente. Em abril desse ano foram feitos 228 reparos nos povoados, enquanto em julho esse número caiu para 165. “Essa redução é o fruto de um trabalho desenvolvido durante os três anos, simultaneamente com implantação da iluminação LED no parque de iluminação pública do município, que contribui para redução da manutenção e consumo”, finaliza Bruno.

 

Fotos: Diretoria de Comunicação