Prefeitura de São Cristóvão torna permanente credenciamento de MEI’s

05/06/2020 - 12:20 Atualizado há 1 semana

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) tornou permanente o credenciamento para Microempreendedores Individuais (MEIs), que tem interesse em prestar serviços ao município. O processo segue os moldes do credenciamento realizado em janeiro deste ano, que contemplará novamente onze categorias, sendo elas: artesão – corte e costura; artesão – oficina criativa; artesão – crochê; artesão – bordado; pintura; pedreiro; carpintaria; jardinagem; serralheria; elétrica e digitação.

Para realizar o cadastro, os interessados devem se dirigir à sede da Semast (Rua Almirante Amintas Jorge S/N), com a seguinte documentação em mãos: RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência (preferência boleto do IPTU). Dúvidas e informações podem ser sanadas através do 99888-9268.

“A intenção do município com esse cadastro permanente é continuar fortalecendo o microempreendedor local. A Prefeitura tem pequenos serviços que podem ser executados por trabalhadores autônomos, que precisam estar formalizados como MEI para que isso ocorra. Essa é uma maneira de fomentar a geração de renda para os microempreendedores do município e também facilitar para a própria estrutura governamental, que consegue dar mais celeridade na execução destes pequenos serviços”, ressaltou a secretária da Semast, Lucianne Rocha Lima.

Segundo o agente de desenvolvimento da Semast, Anderson de Rezende, a partir do momento que o microempreendedor se inscreve, ele passa a entrar num sistema de rodízio junto com os outros credenciados. “Essas pessoas que se credenciarão neste momento entrarão em uma lista e serão chamadas para prestar seus serviços de acordo com sua categoria, seguindo a ordem que ela se credenciou. Essa lista também é rotativa, ou seja, quando um MEI realizar o seu trabalho, ele segue para o final da fila e nós convocamos o próximo da lista para executar o serviço”, explicou.

Credenciados

Edvaldo Santos de Oliveira, que trabalha como pintor, já tinha o MEI e a partir disto participou do edital de credenciamento da Semast que foi aberto em janeiro. “Soube por um amigo que a Prefeitura de São Cristóvão estava contratando através do cadastro de quem tem MEI e preenchi os requisitos, sendo chamado agora em junho para trabalhar pintando alguns prédios públicos. Essa oportunidade da prefeitura foi muito importante porque tanto eu quanto alguns colegas conseguimos trabalho. Essa oportunidade veio no momento certo, até porque em junho normalmente as pessoas não pintam casas devido ao tempo chuvoso, e assim eu consegui esse serviço por alguns meses”, disse.

Edvaldo Santos de Oliveira

Já Redvan Santana de Souza contou que ao saber que a Prefeitura de São Cristóvão tinha aberto o cadastro para os microempreendedores resolveu aderir e com a ajuda da equipe da Semast recebeu auxílio para criar o MEI e na sequência se inscreveu no cadastro municipal. “Sempre trabalhei na construção civil, como pedreiro, e nunca tinha feito o MEI. Quando vi essa oportunidade resolvi fazer minha inscrição. Comecei a trabalhar na manutenção de um prédio público, reformando o telhado. Achei essa oportunidade muito boa para quem está desempregado. Já recomendei que meus colegas façam o mesmo, e através do MEI, participem do cadastro da prefeitura”, frisou.

Redvan Santana de Souza

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier