Prefeitura de São Cristóvão requalifica e climatiza Escola Josinalva Santos da Silva

11/02/2021 - 17:14 Atualizado há 1 dia

Na manhã desta quinta-feira, 11, o prefeito Marcos Santana entregou à comunidade do bairro Rosa Maria e adjacências a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Josinalva Santos da Silva requalificada e climatizada. A partir de agora, os alunos e equipe administrativa terão mais conforto e comodidade durante o uso do espaço educacional. A cerimônia de entrega contou com as presenças do: vice-prefeito, Paulo Júnior; da secretária municipal de educação, Quitéria de Barros; o diretor da escola, Eduardo César, além de filhas da homenageada Geovana e Fabrícia Santos; do presidente da Câmara dos Vereadores, Diego Prado e dos parlamentares Valdecir Filho, Marcus Lázaro, Edson Pereira, Vanderlan Nego, Rafael do Sucatão e Rege do Rosa Maria.

Marcos Santana

A EMEF Josinalva Santos da Silva ganhou salas de aula e espaços administrativos climatizados, pintura interna e externa, novos banheiros adaptados às normas técnicas, cozinha e refeitório restaurados, nova área de recreação. A parte elétrica e hidráulica foram revisadas e a escola ganhou instalação de iluminação led, piso de alta resistência, além de bebedouro industrial e sistema de combate a incêndio. Ao todo foram investidos R$ 342 mil reais.

“Quando estive aqui em 2017, para um evento do Dia das Mães, fiquei envergonhado pela situação precária da infraestrutura deste prédio, que na ocasião não respeitava quem trabalhava aqui nem os alunos que na época estudavam nesta escola. Hoje, temos uma escola que nossos professores, corpo técnico e alunos merecem. Estamos neste momento, ao entregarmos essa requalificação, fazendo história dentro de São Cristóvão, e vejo minha tarefa, enquanto gestor público, sendo cumprida, não apenas como dívida de campanha, onde dissemos e estamos qualificando espaços públicos, mas sim enquanto morador da minha cidade, local que almejo sempre ver desenvolvido. O que estamos fazendo de melhoria no ensino, na saúde, na assistência e em outras áreas do município é a nossa obrigação. Que possamos vir a cada dia trabalhar no setor público com a felicidade estampada em nossos rostos e corações, porque antes de uma obra de cimento e pedra precisamos pensar que o respeito ao próximo, aos nossos professores e aos nossos alunos, por exemplos, deve ser algo primário e imprescindível”, disse o prefeito.

Marcos cumprimentou os familiares da professora Josinalva Santos da Silva, enaltecendo o papel da diretora enquanto educadora. “Sobre a professora Josinalva Santos Silva quero frisar a importância desta mulher para a educação sancristovense. Ela que tanto trabalhou para melhorar nossa educação deve ser vista enquanto um exemplo para os demais colegas diretores de escolas”, pontuou.

Para a secretária de educação do município, Quitéria de Barros, a partir de agora os alunos terão um espaço ideal, o vem a favorecer o aprendizado. “Estamos vendo nossas crianças mais vulneráveis, por conta da pandemia e ver uma escola deste porte sendo entregue aos moradores nos dar a sensação de esperança, pois criança é sinônimo de esperança e as escolas de São Cristóvão estão se tornando, a cada dia, fábricas de esperança. Os alunos e a equipe administrativa desta escola vão encontrar muita qualidade e uma estrutura que favorecerá o aprendizado em sala de aula”, frisou a secretária.

Quitéria de Barros

Para o diretor Eduardo César, a emoção ao ver a nova estrutura do prédio, o fez recordar do empenho da professora Josinalva Santos da Silva, na época em que ela administrava a escola. “Fomos amigos e colegas de trabalho. Josinalva era uma mulher dedicada à educação e administrou esta escola com muito carinho e dedicação, tanto aos alunos quanto a nós que taralhávamos na parte administrativa. Hoje estar aqui, enquanto diretor, é motivo de honra e orgulho pra mim, e certamente para os demais componentes desta escola também. Nossa escola é motivo de orgulho dos alunos e seus pais. Diariamente recebemos pessoas querendo saber tratar-se de uma escola pública ou privada, e com todo o orgulho digo ser uma escola municipal, toda reequipada com capacidade para fortalecer ainda mais o nível educacional das nossas crianças e adolescentes”.

Eduardo César ao lado do prefeito Marcos Santana

Representando os pais de alunos da EMEF Josinalva Santos da Silva, Albertina Souza aproveitou a oportunidade para enaltecer o papel dos professores e corpo diretor da unidade escolar, explicando que no local encontrou todo o suporte educação e emocional para a educação do seu filho. “Eu acreditei no que o diretor Eduardo César me disse lá no passado, que iria ofertar uma escola de qualidade para meu filho. Estou muito honrada de estar aqui representando os pais dos alunos e quero dizer que, hoje, nossas crianças estudam numa escola de qualidade. Quero agradecer ao prefeito Marcos Santana e a todos os trabalhadores da Secretaria de Educação de São Cristóvão”, disse.

Albertina Souza

Familiares

As filhas de Josinalva Santos da Silva, Geovana e Fabrícia Santos cumprimentaram o prefeito e os demais servidores da educação pontuando o quanto é significativo ver a escola hoje em dia levando o nome de sua mãe. “Nossa mãe sempre nos ensinou que ‘nada é coincidência e que tudo é providência’. Sabemos que ela sempre quis ser educadora, e que foi uma professora empenhada e uma diretora que amava seu ofício. Desta forma estamos aqui hoje com muito orgulho e emoção. Gostaríamos de agradecer ao prefeito e ao pessoal da Secretaria Municipal de Educação por essa homenagem”, finalizou Geovana.

Prefeito ao lado das filhas de Josinalva

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Josinalva Santos da Silva recebeu o Selo de Biossegurança, entregue pela Secretaria Municipal de Saúde autenticando que o prédio está equipado para receber alunos e professores com toda a segurança contra a covid-19.

Fotos: Dani Santos.