Prefeitura de São Cristóvão registrou em 2021 a menor taxa de mortalidade infantil da década

17/02/2022 - 13:47 Atualizado há 16 horas

A secretaria de saúde de São Cristóvão registrou em 2021 a menor taxa de mortalidade infantil desde 2011. Em números absolutos, foram registrados 13 óbitos infantis em 2021, o que significa dizer que houve 12,17 óbitos infantis a cada 1.000 nascidos vivos, a menor taxa da década no município.

Este é um importante indicador social, um dos mais relevantes e reconhecidos internacionalmente como indicador de qualidade de vida e desenvolvimento de uma região. A taxa de mortalidade infantil se refere ao número de crianças, a cada mil nascidas vivas, que falecem antes de completar um ano de idade.

“A taxa de mortalidade infantil é um indicador que estima o risco de um nascido vivo morrer durante o seu primeiro ano de vida, e seus resultados refletem, de maneira geral, os níveis de saúde, de desenvolvimento socioeconômico e de condições de vida de uma população específica”, explica José Marcos, Coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Saúde de São Cristóvão.

Em São Cristóvão essa taxa vem se reduzindo a cada ano e para Carolina Anunciação, Assessora de Planejamento e Gestão do SUS de São Cristóvão, essa redução chega ao menor número da década em 2021 após um compromisso assumido pela gestão com a saúde do município.  “A Secretaria Municipal de Saúde desde 2018, através do projeto Mães da Cidade Mãe, vem qualificando a linha de cuidado materno infantil e com isso investe constantemente na capacitação dos profissionais, em ações voltadas às gestantes, na melhoria da infraestrutura das Unidades de Saúde, mas principalmente com o compromisso de melhorar todo o sistema de saúde do município”, afirma ela.

Carolina Anunciação, Assessora de Planejamento e Gestão do SUS de São Cristóvão

Entre as ações da Secretaria Municipal de Saúde que auxiliam e conduzem a diminuição da taxa de mortalidade infantil estão o processo de educação permanente junto às equipes, o apoio institucional e o monitoramento e avaliação constante dos dados referentes aos serviços de saúde do município.

“O monitoramento e avaliação dos dados se dá através de instrumentos que acompanham a adesão ao pré-natal, as visitas puerperais, a puericultura, a disponibilidade do teste rápido de gravidez que também colaborou para qualificar o pré natal e conseqüentemente reduzir as taxas de mortalidade em São Cristóvão”, reforça Carolina Anunciação.

Mães da Cidade Mãe, projeto da prefeitura de São Cristóvão que qualifica a linha de cuidado materno infantil no município

Fotos: Heitor Xavier