Prefeitura de São Cristóvão realiza Seminário de Carcinicultura

17/09/2021 - 18:16 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), promoveu na manhã desta sexta-feira (17), o Seminário “Carcinicultura: Aspecto Social, Ambiental e Econômico”. Na oportunidade, o público presente pôde debater sobre a produção de camarão com representantes de instituições ligadas à área em âmbito local, estadual e nacional, dentre eles, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Itamar Rocha.

O evento foi realizado com o apoio da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, do SergipeTec e da Associação de Aquicultores de São Cristóvão.

O prefeito Marcos Santana destacou a importância da realização do Seminário no município, tendo em vista que, conforme aponta o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados, São Cristóvão tem a terceira maior produção de camarão de Sergipe, com 446 toneladas produzidas, ficando atrás apenas de Nossa Senhora do Socorro e Brejo Grande.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

“Esse é um momento oportuno para debater sobre os caminhos e soluções da carcinicultura em São Cristóvão, Sergipe e no Brasil. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais essa atividade, fomentando boas práticas ambientais e vislumbrando a melhoria de qualidade de vida dos criadores de camarão de São Cristóvão. Que ela venha ser um motor propulsor da nossa economia, gerando renda para o nosso povo”, declarou o gestor municipal.

O secretário da Semap, Edmilson Brito, reforçou o compromisso da Prefeitura no que diz respeito ao apoio aos produtores de camarão no município. “Já estamos tratando de um grande levantamento e articulando um planejamento que melhor ofereça as condições ideais para que todos os pescadores e produtores de camarão possam ter na secretaria um lugar de suporte e apoio”, afirmou o secretário.

Secretário da Semap, Edmilson Brito

Humberto Luiz Eng de Almeida, Coordenador da Câmara Empresarial de Pescados da Fecomércio/SE, falou sobre o trabalho da instituição e reforçou a relevância do seminário. “Essa ação de hoje, realizada em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão é fundamental para passar informações, ajudando o produtor, o estudante, o técnico e todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva”.

Humberto Luiz Eng de Almeida, Coordenador da Câmara Empresarial de Pescados

Presidente da Associação dos Criadores de Camarão de São Cristóvão, Alexsandro Monteiro, destacou a alegria pela realização do evento na Cidade Mãe. “Estou há 18 anos atuando como produtor, e é uma alegria imensa ver nosso município abraçar uma causa como essa, fomentando um diálogo de tanta importância para São Cristóvão e Sergipe”, apontou o presidente.

Palestra

A palestra do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Itamar Rocha, teve como foco a realidade mundial da produção e mercados, além de novas tecnologias para o aumento da produtividade e competitividade. Na ocasião, ele apresentou dados sobre a evolução da carcinicultura em todo o mundo, as medidas básicas de biossegurança, uso de probióticos e destacou, principalmente, a necessidade da união dos produtores para que a categoria cresça cada vez mais.

“Os produtores precisam conversar e entender que não são concorrentes, mas sim aliados. Eles precisam se organizar para juntos buscarem pelos seus direitos. A função dos agentes públicos é dar o apoio, como o que foi feito aqui hoje, mas se eles estiverem desorganizados isso não acontecerá. O setor tem que se organizar para vislumbrar um futuro”, declarou o presidente.

Fotos: Heitor Xavier