Prefeitura de São Cristóvão realiza Semana do Meio Ambiente

31/05/2021 - 14:49 Atualizado há 1 dia

Com o tema “Restauração dos Ecossistemas”, a Semana do Meio Ambiente de São Cristóvão começou nesta segunda-feira, 31, e seguirá até o próximo dia 04 de junho trabalhando a conscientização e a educação dos sancristovenses em relação à preservação ambiental. A programação está sendo desenvolvida através dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), que estão trabalhando em parceria com outras secretarias municipais.

“A Prefeitura de São Cristóvão, através do trabalho da equipe da Semap, vem atuando nesta frente de conscientização da nossa população, mostrando que cuidar do nosso meio ambiente é uma responsabilidade tanto da gestão quanto de cada pessoa. A Semana do Meio Ambiente tem justamente o papel de alertar para o cuidado com a natureza, com nossa forma de lidarmos com os problemas de ordem natural, e acima de tudo como mudarmos nossa forma de agir em prol da preservação de nossas matas e ecossistemas”, pontuou o prefeito Marcos Santana.

Marcos Santana e Edmilson Brito

Segundo o secretário da Semap, Edmilson Brito, as ações dos próximos dias estarão pautadas na conversa com a população. “Nosso trabalho neste momento é discutirmos com as pessoas os mecanismos que promovam a preservação ambiental. Através de entregas de copos laváveis, tocamos no assunto do lixo descartável, por exemplo; bem como através da blitz, parceria com a SMTT de São Cristóvão, onde entregamos lixeirinhas de carro e falamos sobre o não descartar lixo em vias públicas. São trabalhos de aproximação com a população para mostrarmos a importância de mudarmos pequenas atitudes em prol da preservação”, disse.

De acordo com o coordenador de educação ambiental e capacitação da Semap, Paulo Sérgio Melo dos Santos, o evento contribuirá para a reflexão no dia a dia das pessoas. “A Semana do Meio Ambiente vem reforçar o compromisso da Prefeitura de São Cristóvão coma temática, e também aproximar a população, através da educação ambiental, junto a algumas escolas do município”, frisou.

As atividades do primeiro dia se dividiram em acolhimento dos servidores da prefeitura, que foram recepcionados ao chegarem ao Paço Municipal; blitz educativa e mobilização com a população, através de visitas. As ações contaram com os apoios da SMTT de São Cristóvão e com a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb). A ação também está contando com os apoios do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (CONSBAJU), Uninassau, Maratá e da Recigraxe.

“Estamos conversando com os moradores da entrada do Centro Histórico, pedindo mais atenção no descarte do lixo. Através desse bate-papo, e respeitando o distanciamento social, procuramos motivar o pessoal a se conscientizar de não jogar lixo em pontos irregulares. Assim, a Semsurb vai sinalizar também os locais que são proibidos jogar lixo”, informou a diretora municipal de serviços urbanos, Aline Benício Bastos Lima.

Segundo o comerciante, Elias Madureira, a ação da Semana do Meio Ambiente servirá de alerta aos moradores. “A vinda do pessoal até aqui para conversar com a gente acabou sendo um momento de chamar nossa atenção para o cuidado na hora de jogarmos o lixo, e também para que fiquemos alertas a repeito de nossas atitudes”, enfatizou.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente

31/05 (segunda)

8h - Abertura com ação no Paço com quadro de atitudes sustentáveis

8h30 – Blitz Ambiental – Bairro Romualdo Prado (Arrepiada)