Prefeitura de São Cristóvão realiza dia D de combate à dengue

26/11/2021 - 16:56 Atualizado há 1 semana

A prefeitura de São Cristóvão realizou nesta sexta (26) o dia D de Combate ao mosquito da dengue em ação conjunta dos Agentes de Combate a Endemia e equipes de saúde. A ação ocorreu no povoado Colônia Miranda, Zona Rural do município, em alusão ao dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti com orientação da população e detectando casos suspeitos na comunidade bem como realizando o tratamento com larvicida para eliminação de criadouros.

“Por se tratar de uma época do ano em que a proliferação do mosquito está em maior evidência, a eliminação do foco é de extrema importância para o combate”, afirmou Elis Correia, coordenadora de Vigilância Ambiental.

Durante o mês de dezembro os agentes de combate a endemias visitarão também escolas do município, repartições públicas e outros povoados que possuem casos suspeitos e confirmados de arboviroses detectados pela vigilância em saúde.

“Estamos na semana de mobilização e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus e escolhemos a comunidade do povoado Colônia Miranda para iniciar essas atividades sendo hoje o dia D. Aqui tivemos alguns casos do zikavírus recentemente e resolvemos no dia de hoje intensificar as ações nessa localidade”, afirmou Nelson Filho, supervisor geral do Programa de Dengue, Leishmaniose e esquistossomose.

Prefeitura de São Cristóvão realiza dia D de combate à dengue

Os agentes realizam uma pesquisa adentrando as casas e, se encontram larvas, fazem a coleta para futuro encaminhamento ao laboratório para saber se é positivo para o Aedes Aegypti. “Realizamos também toda parte educativa, de eliminação de possíveis criadouros e tratamento dos depósitos”, conclui o supervisor.

“É sempre bom para ficarmos atentos, não apenas à pandemia, mas à dengue também. O trabalho de vocês é ótimo, não teve casos aqui na minha casa, mas é bom prevenir sempre”, afirmou Edeniton dos Santos, 41 anos.

Fotos: Heitor Xavier