Prefeitura de São Cristóvão realiza aula inaugural com beneficiários do programa Jovem Aprendiz Trabalhador

16/03/2023 - 18:19 Atualizado há 2 dias



 

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta quarta-feira (15), uma aula inaugural para os estudantes que foram selecionados para atuar no Programa Jovem Aprendiz Trabalhador. No total, são 32 jovens de 14 a 23 anos, selecionados através de um edital público. 

 

Dessas, sete  vagas são para jovens que já estão atuando na administração pública do município, com acompanhamento do   Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Outras 25 vagas foram destinadas para execução da aprendizagem nos espaços ligados à Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), com formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

 

 

Para o prefeito Marcos Santana a iniciativa reflete  o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento profissional e escolar dos jovens: “Essa é a primeira oportunidade e precisa ser aproveitada. Esses estudantes vão poder aprender uma atividade profissional, que não pode ser  dissociada daquilo que é mais importante neste momento: a escola. Portanto, não abrimos mão disso. Vamos acompanhar o desenvolvimento escolar de cada um desses estudantes”, reforçou.

 

 

Marcos Santana, prefeito

 

 

Para os jovens selecionados aos 23 anos, o vínculo poderá se estender até completarem 24, uma vez que o contrato tem a duração de dois anos. Os selecionados irão trabalhar por quatro  horas no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, com a remuneração de um salário-mínimo proporcional à carga horária estabelecida para Jovem Aprendiz, como explica o diretor adjunto do Senac, Manoel Leal. “ É uma parceria em que os jovens estudam por meio período no Senac e no contraturno vão para as empresas para praticar o que estão aprendendo”, concluiu. 

 

Manoel Leal,diretor adjunto do Senac

 

A oportunidade de contribuir com o orçamento familiar e continuar estudando foi celebrada por  Ricardo Silva, um dos selecionados para atuar como jovem aprendiz.  "Para mim é muito significativo, assim como para todas as pessoas que, como eu, estão dando o primeiro passo. É nossa oportunidade de ajudar nossa família também”. 



Ricardo Silva, estudante

 

 

Segundo a secretária municipal de assistência social, Lucianne Rocha, o programa demonstra que o município  vem cumprindo o seu papel de implementar a aprendizagem, um  processo que  pode mudar a trajetória de vida desses jovens: “Ao acessar essa oportunidade essas pessoas  ampliam  sua capacidade de sonhar, de viver com melhores  condições. Nós temos  a possibilidade de mostrar para jovens que estão em situação de vulnerabilidade as potencialidades deles de sonhar, se formar e acessar o mercado de trabalho”. 

 

Luciane Rocha, secretária de assistência social

 

 

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-SE) Raymundo Ribeiro, ressalta a importância do ingresso desses jovens no mercado profissional com garantia de direitos  trabalhistas:  “O Ministério  Público do Trabalho propôs essa política pública e o município de São Cristóvão está executando com empresas parceiras e contratando esses jovens. Nosso papel nessa ação foi de instigador enquanto órgão que busca qualificação e oportunidades para os adolescentes, a partir de 14 anos ingressarem de forma regular, com carteira assinada e todos os direitos em uma atividade profissional”.

 

Raymundo Ribeiro,procurador do MPT-SE



Uma das jovens selecionadas no programa  foi  a estudante Cauane Matos Batista, de 18 anos: “Vai ser uma experiência incrível porque já faz muito tempo que eu queria ser jovem aprendiz. Agora, eu estou realizando esse sonho”. 

 

Cauane Matos Batista, estudante

 

 

Fotos: Dani Santos.