Prefeitura de São Cristóvão realiza ações nos dias 21 e 22 de março em alusão ao Dia Nacional dos Povos de Matriz Africana e Dia Internacional da Água

18/03/2024 - 19:20 Atualizado há 2 dias



Em alusão ao Dia Nacional dos Povos de Matriz Africana e ao Dia Internacional da Água, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove nos dias 21 e 22 de março o Projeto Mães das Águas. A programação irá contemplar limpeza das margens do Rio Pitanga, e uma orientação para os adeptos das religiões de matrizes africanas acerca da maneira ideal para realização de oferendas sem causar danos à natureza. 

 

O projeto tem o objetivo de desmistificar as práticas referentes à colocação de oferendas em torno do Rio Pitanga e promover a conscientização ambiental para a preservação do local. As mudanças requerem uma reflexão nos hábitos e uso de materiais que não agridam o meio ambiente por parte dos adeptos das religiões de matrizes africanas, bem como da população em geral, afinal, a responsabilidade de preservação é de todos. 

 

A programação ainda contará com um cortejo no Centro Histórico da cidade, saindo da Igreja Rosário dos Homens Pretos em direção à Praça da Matriz.



Programação do Projeto Mãe das Águas



21/03

 

9h - Mutirão de Limpeza do Espaço Sagrado Yá Oumim - Margem do Rio Pitanga (Rodovia João Bebe Água)



22/03

 

9h - Coleta da água Rio Pitanga (Rodovia João Bebe Água)

 

10h - Cortejo partindo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos em direção à Praça da Matriz para realização do Xirê