Prefeitura de São Cristóvão paga mais de R$ 5 milhões em salário dos servidores no próximo dia 30

27/06/2020 - 17:39 Atualizado há 1 dia

O pagamento dos salários de todos os servidores municipais será realizado na próxima terça-feira (30), num esforço da prefeitura de São Cristóvão em manter o pagamento dos salários em dia, e dentro do mês vigente.

A gestão, desde o primeiro mês de mandato e após análises técnicas, estabeleceu o calendário de pagamento de salário em que adotou o último dia útil do mês vigente como a data para pagamento de salários, mesmo com a legislação permitindo que os salários possam ser pagos até o quinto dia útil do mês subsequente.

O prefeito Marcos Santana explica que as finanças do município sofreram uma redução significativa. "Mesmo com a queda de 30,92% do ISS, 54,86% do IPTU e 41,12% no ITBI só no mês de junho em relação ao mesmo período do ano passado, temos procurado manter a postura da gestão em garantir os pagamentos salariais dentro do mês vigente, como foi feito pelos últimos 40 meses", lembra o prefeito.

Ao todo serão pagos pouco mais de R$ 5.153 milhões aos servidores municipais. O secretário da Fazenda, Eldro França, diz que a queda na arrecadação ocorreu também na cota-parte do ICMS (14,98%), e no FUNDEB (estimada em 30%), "A arrecadação do mês de junho está abaixo da realizada no mesmo período do ano passado, efeito da pandemia e da crise econômica nacional, mas o município não tem medido esforços para manter os salários dos funcionários", ressalta.

O Secretário lembrou, ainda, que a ajuda financeira estabelecida pela MP 938 e a LC 173, aprovadas recentemente pelo Congresso Nacional, não está sendo suficiente para cobrir as perdas verificadas nas receitas.

Na terça-feira todos os servidores, de todas as secretarias municipais receberão seus proventos.