Prefeitura de São Cristóvão mantém ativo cronograma da obra da praça de Rita Cacete

01/07/2021 - 16:25 Atualizado há 6 horas

A Prefeitura de São Cristóvão vem realizando diariamente a construção da praça do povoado Rita Cacete, que já se encontra com 25% construída. Com projeto final envolvendo tanto áreas verdes quanto espaços para a recreação e convívio social, a obra, orçada em R$ 597.721,72, tem previsão de entrega para o mês de novembro (cronograma previsto levando em considerações possíveis imprevistos e atrasos emergentes).

A praça de Rita Cacete terá área total de 2.559,95 m², sendo destes 946,86m2 de piso intertravado e 56,00m2 de paralelepípedo. O espaço previsto para o chamado passeio será de 486,78m2, e os moradores também terão à disposição um quiosque para lanches (com sanitário incluído, acabamento revestimento e pintura) compreendendo 7,21m3. O pergolado em concreto aparente terá 29,00 m3, além de cinco rampas de acesso, duas mesas de concreto, 21 bancos de madeira plástica sustentável, dois bancos de concreto, e também brinquedos (um prisma tipo escorregadeira / escada e um miniquadra de basquete e futebol). Com um parque infantil contendo: balanço, escada de cilindros, gira-gira (tipo carrossel).

O local também terá iluminação em led (luminária de embutir no piso, oito postes com duas pétalas, quatro postes circular em concreto com 12m de altura) e ao longo da praça serão instaladas 12 lixeiras em madeira ecológica com capacidade para 80 litros (com suporte).

A área verde terá um cuidado especial, com paisagismo pensado, exclusivamente, com o cultivo das seguintes espécies: dracena, agave, yuca, alpinia, jasmim, sibipiruna, jambeiro, palmeira, além de grama tipo batatais (em placa). Já a academia popular de ginástica ao ar livre será composta pelos equipamentos: leg press duplo, simulador de cavalgada triplo, simulador de escada triplo, rotação diagonal duplo, alongador, simulador de caminhada triplo, surf duplo, esqui triplo.

Para Tacielma da Conceição Santos, moradora do povoado, a obra da praça de Rita Cacete significará mais valorização da região, além de servir como espaço púbico para a interação familiar. “Esta será a primeira vez que teremos uma praça reformada no povoado, e só em termos um local adequado para nossos filhos brincarem já é motivo de agradecimento. Por aqui não tínhamos nenhum local para a prática de atividade física, e agora, pelo projeto, teremos uma academia a céu aberto com vários equipamentos. Com certeza, essa praça será um atrativo para todos nós”, frisou.

O prefeito Marcos Santana pontuou a importância da praça para a região de Rita Cacete. “Considero a revitalização dessa praça como um importante trabalho, que vai proporcionar um equipamento de lazer para o povoado, bem como uma área de convivência para crianças, jovens e adultos. Este será é mais um espaço que nós queremos dar de presente para o nosso povo, que tanto precisa e merece”.

Investimentos em praças

Para este ano, a Prefeitura de São Cristóvão pretende construir e reformar diversas praças, em diferentes pontos da cidade, investindo em modernização de áreas públicas. Além da praça do povoado Rita Cacete, a Seminfra também vai reformar as praças da Bandeira, Nossa Senhora de Fátima, José Milton do Cinema, Romualdo Prado, Pedro Batalha e Lourival Batista, totalizando um investimento financeiro de R$ 2.676.570,59.

Imagem 3D da obra da praça de Rita Cacete

Prefeito Marcos Santana

Fotos: Arquivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).