Prefeitura de São Cristóvão inicia Campanha antirrábica com vacinação de cães e gatos nos povoados

04/10/2022 - 17:39 Atualizado há 1 dia



 

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias da secretaria de Saúde de São Cristóvão iniciaram hoje (4) a Campanha Antirrábica 2022 com a vacinação de cães e gatos nos povoados do município. A Campanha é anual e realiza ações que buscam o controle da raiva nos animais e conseqüentemente, nos serem humanos, que podem contrair o vírus através da mordida ou arranhão do animal contaminado.

 

 

 

 

“Iniciamos hoje a Campanha Antirrábica 2022, no dia de São Francisco que é padroeiro e protetor dos animais. Começamos as atividades nos povoados, hoje especificamente no povoado Cardoso, e iremos continuar durante todo o mês”, afirma Daniella Andrade, veterinária da Secretaria de Saúde de São Cristóvão.

 

 

Daniella Andrade, veterinária da Secretaria de Saúde de São Cristóvão

 

 

Ainda segundo ela, é importante lembrar que a Campanha terá pontos fixos montados em diferentes locais da cidade para receber os tutores que queiram vacinar seus animais. “Lembramos aos tutores dos animais fiquem atentos às informações da Campanha, pois teremos pontos fixos para a vacinação tanto na sede do Centro Histórico como na região do Grande Rosa elze”, explica ela.

 

 

 

 

 

A campanha antirrábica se estenderá durante todo o mês de outubro e também início do mês de novembro, contato com locais fixos de vacinação aos animais. “Na área rural nós sempre trabalhamos de porta em porta. Isso porque por serem áreas de chácaras e sítios, com casas distantes uma das outras, o ponto fixo de vacinação não dá o resultado esperado",  afirma Nelson Filho, Gerente da Coordenação de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Covisa) de São Cristóvão.

 

 

 

 

Nelson Filho, Gerente da Coordenação de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Covisa) de São Cristóvão

 

 

"Então, optamos inicialmente pela estratégia de “porta em porta”, mas a partir do fim-de-semana do dia 14 e 15 de outubro até o final de semana de 04 e 05 de novembro teremos os pontos fixos da campanha”, enfatiza Nelson.

 

 

 

A raiva não tem cura e a vacinação é a única medida de prevenção da doença, que pode levar tanto o animal com o ser humano à morte. Por isso, é importante levar cães e gatos para se vacinarem durante a campanha, que incicia no dia 14 de outubro, sempre às sextas e sábados das 8h30 às 16h.

 

 

 

Confira os pontos fixos de vacinação antirrábica:

 

14 e 15/10: Alto Divinéia (ao lado da UBS Raimundo Aragão), Bica dos Pintos e em frente a Creche do Alto Santo Antônio

14 e 15/10: Praça do Rosa Elze, Rua 1 do Conjunto Maria do Carmo e Jardim Universitário (em frente a associação João de Barros)

21 e 22/10: Estacionamento da Fábrica Intergriffe's, Praça do Apicum e no Romualdo Prado (em frente a EMEF Dr. Lourival Baptista)

21 e 22/10: CEAC do Eduardo Gomes, Ponto de lotação no Eduardo Gomes e Praça da Igreja do Loreto no Eduardo Gomes

28 e 29/10: Alto da Colina (em frente a arena esportiva), Campo do Loteamento Lauro Rocha e Associação de moradores do Loteamento Lauro Rocha

28 e 29/10: FETASE no Rosa Maria, Rua Alan Silva no Rosa Maria e na Praça Central do Luiz Alves

04 e 05/11: Praça da matriz, Praça João Ferreira dos Reis e Bacural

04 e 05/11: Tijuquinha (Ao lado da igreja católica), Conjunto dos Policiais (em frente à UBS Bruno Kaique) e Travessa F (próximo à associação do Madre Paulina)

 

 

4 de outubro - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias

 

Hoje também se comemora o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, profissionais que atuam na atenção básica à saúde, promovendo ações de prevenção de doenças e promoção à saúde nas comunidades, bairros, povoados e territórios do município. Estes profissionais realizam visitas domiciliares realizando ações educativas, de prevenção e orientando à população sobre os serviços de saúde disponíveis no município.

 

Equipe Agentes de Combate às Endemias - SMS/São Cristóvão

 

Fotos: Dani Santos