Prefeitura de São Cristóvão inicia a instalação de câmeras de segurança no município

29/11/2022 - 17:06 Atualizado há 9 horas



Com o intuito de garantir mais tranquilidade à população e facilitar o trabalho das equipes de segurança no período do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) iniciou esta semana o serviço de instalação de 17 câmeras de videomonitoramento em diversos pontos estratégicos do Centro Histórico da Cidade, mais especificamente nos locais em que haverá um maior fluxo de pessoas e veículos.

 

 

Logo após o FASC, o município ampliará a instalação totalizando 32 câmeras, que serão espalhadas na sede da cidade e na região da Grande Rosa Elze. O investimento total do projeto está em torno de pouco mais de R$ 405 mil com recursos próprios da Prefeitura e o monitoramento rotineiro ficará a cargo do CIOSP. No entanto, durante o FASC a vigilância será reforçada em decorrência da grande quantidade de pessoas que irá transitar na cidade, como informou o secretário municipal de governo, Edson Fontes. 

 

Edson Fontes, secretário da Segov

 

 “Antecipamos a instalação parcial das câmeras nas vias públicas do Centro Histórico devido a realização do Festival. O monitoramento será feito em tempo real pelo CIOSP e, exclusivamente por conta do evento, teremos a presença de Policiais Civis e Militares realizando este trabalho também na sede do município. A intenção é que este trabalho seja contínuo para reforçar o compromisso da gestão com a segurança da municipalidade, com o objetivo de prevenir assaltos e quaisquer outras práticas de atos ilícitos”, informou o secretário.  

 

 

Os equipamentos instalados neste primeiro momento fazem parte de um projeto mais amplo, que visa a instalação dos equipamentos de segurança em outros pontos da cidade, a exemplo do entorno das escolas do município, como detalhou Josenilson Silva Santos, diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura. “Dessas 17 câmeras instaladas, 12 estão nas proximidades do FASC e mais cinco em outras áreas públicas. Os pontos estratégicos da instalação das 32 câmeras foram definidos previamente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e, por coincidência, parte desses locais abrangiam a região onde a festa acontece, o que auxiliou na agilidade do serviço”, explicou. 

 

Josenilson Silva Santos, diretor de Tecnologia da Informação

 

Ainda de acordo com o diretor, a gestão determinou o compromisso de incrementar o projeto de segurança disseminando este serviço por toda a malha estrutural urbana e o investimento que se pretende fazer no futuro, para além destas câmeras previamente já instaladas, pode chegar ao montante de aproximadamente R$ 5 milhões.

 

A presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, lembrou-se de que desde a retomada do FASC, em 2017, a gestão se preocupa com a segurança da população. “Em 2017 percebemos a dimensão do Festival e a cada ano nos preparamos para que o evento supere as nossas expectativas. Porém, não podemos esquecer o primordial, que é a segurança de todos, por isso sempre contamos com a parceria do governo do Estado através da Polícia Militar, principalmente na disponibilização de efetivo. Para este ano teremos 300 profissionais da área de segurança, além de 100 contratados para fazer fiscalização, monitoramento e barreira”, detalhou.  

 

Paola Santana, presidenta da Fumctur

 

Realização do evento e apoio


 
O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar, RR Conect e UNIR. 

 

Fotos: Heitor Xavier