Prefeitura de São Cristóvão inaugura Unidade de Saúde no bairro Marcelo Déda

20/04/2022 - 17:22 Atualizado há 2 horas

A prefeitura de São Cristóvão inaugurou na tarde desta terça (19) mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez no bairro Marcelo Déda. A Unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, atendendo os moradores do Recanto dos Pássaros, Loteamento Parque Universitário, e Loteamento Jardim Universitário.  A Unidade funcionará com uma Equipe de Saúde da Família composta um médico da estratégia de saúde da família, uma enfermeiro e uma técnica de enfermagem e mais 5 agentes comunitários de saúde.

“Há cinco anos quando viemos aqui para ordem de serviço nas obras de pavimentação de 8 ruas daqui, já anunciávamos que era necessário implantar uma Unidade Básica de Saúde. E hoje estamos aqui para fazer a entrega de um equipamento de saúde, que terá uma equipe de saúde em completude. Por isso peço aos moradores que nos ajudem, que sejam amigos dos nossos profissionais de saúde, de toda equipe. É necessário uma relação de amizade e também de respeito entre todos”, afirmou o prefeito Marcos Santana.

Os serviços ofertados serão acolhimento, consultas médicas e de enfermagem, vacinação, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos, visitas domiciliares, realização de curativos e demais serviços de promoção, prevenção e manutenção da saúde.

Prefeito Marcos Santana

“Feliz por participar desse momento e entregar uma obra que levará qualidade de vida para o povo do Jardim Universitário, do recanto dos Pássaros e do bairro Marcelo Déda. Uma iniciativa do prefeito Marcos Santana que hoje sai do papel e torna-se realizada. Essa é a missão do gestor, trazer melhoria para as pessoas”, afirmou o vice-prefeito Paulo Júnior.

Vice-prefeito Paulo Júnior e o prefeito Marcos Santana

A unidade de saúde é composta de Consultório médico, Consultório de enfermagem com banheiro, sala de gerência, Farmácia, Sala de Vacina, Sala de procedimentos, Consultório Odontológico, C.M.E, Expurgo, Banheiro adaptado para deficiente físico, banheiro para funcionário masculino e feminino, D.M.L., Sala Multiuso e Copa. A prefeitura investiu R$ 124.748,27 na reforma com recursos próprios e R$ 74.591,94 para aquisição de equipamentos e mobiliários da Unidade, totalizando R$199.340.

Para o enfermeiro Jonatas Dias, da equipe da nova Unidade de Saúde José Rodrigues Amado, a UBS será de grande importância para a população local. “Dá para perceber a importância que essa unidade terá para a comunidade, melhorará a locomoção de todos, que antes tinham de ir até a UBS Massoud Jalali para buscar os serviços de saúde. A comunidade agora ganhará algo, mas terá também de cuidar e prezar por este local. Agradeço ao prefeito Marcos Santana por este projeto, pois sei que trará muitas melhorias a todos aqui”.

“Para mim é muito gratificante falar sobre saúde. Sei exatamente as complicações e dificuldades que um gestor encontra para executar seu serviço com qualidade. Ver o município de São Cristovão evoluir, expandir principalmente na educação e saúde, que são os pilares de uma gestão, para mim é uma satisfação imensa. Tenho orgulho de participar desta gestão”, afirmou o vereador Fernando da Saúde.

O bairro Marcela Déda está se modificando cada vez mais com obras concluídas e serviços ofertados para a população. Além da Unidade de Saúde inaugurada nesta terça (19), em setembro de 2021 o prefeito Marcos Santana entregou a obra de pavimentação e drenagem de seis ruas na comunidade: Dona Carlita (antiga Rua A), I, F, Saneamento, além dos trechos das ruas B e C. O investimento foi de mais de R$ 1,5 milhão, com recursos da Prefeitura de São Cristóvão e do Ministério das Cidades. A obra abrangeu 10.232 m² de pavimentação em pedra granítica, com a implantação de 1.070m de rede de drenagem, além da construção de passeio público e paisagismo.

O homenageado José Rodrigues Amado

José Rodrigues Amado era professor, economista e atuava como servidor da secretaria de saúde do município de São Cristóvão. Faleceu em janeiro deste ano. “É uma honra para mim estar aqui. Meu pai era um homem íntegro, com uma honestidade ímpar, um pai amoroso que construiu sua história voltado à família e ao trabalho. Foi um profissional sem igual, competente, autêntico, um humanista. Em nome da família, agradeço ao prefeito Marcos Santana e à secretaria Fernanda Santana, pela linda homenagem”, afirmou Natalia Amado, filha do homenageado.

Para Fernanda Santana, secretária de saúde, a entrega dessa unidade de saúde atende ao compromisso assumido por todos da gestão pública. “Esse compromisso é assumido compreendendo, ouvindo e estudando as demandas de uma comunidade que necessitava de um espaço para atendimento. A própria diretriz do SUS nos traz a responsabilidade de facilitar o acesso e estar mais próximo da comunidade, para que ela se sinta parte pertencente da construção de um equipamento que vai atendê-los”, afirmou a secretária.

Fernanda Santana, secretária de saúde

“Estou dividida pelo sentimento de estar homenageando uma pessoa que foi tão importante para mim, que tinha um compromisso, dedicação e envolvimento com aquilo que estava posto a empregar. Não poderíamos concluir uma gestão sem homenageá-lo, dando um nome a uma Unidade de Saúde que era aquilo que ele compreendia como finalidade do trabalho dele”, concluiu.

“Seu Amado foi um homem que chegou nas nossas vidas em São Cristóvão para nos ajudar. Trabalhou na secretaria municipal de planejamento e orçamento, na secretaria municipal de saúde percebeu o carinho de seu Amado. Não há homenagem mais justa”, disse o prefeito Marcos Santana.