Prefeitura de São Cristóvão inaugura Sala do Empreendedor Gabriel de Souza Filho; conheça os serviços

16/12/2022 - 15:45 Atualizado há 2 dias



A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), entregou na última quinta-feira (15), a Sala do Empreendedor Gabriel de Souza Filho. Localizado na Rua Pereira Lobo, Centro Histórico, o espaço é dedicado para os micro e pequenos empreendedores da cidade, disponibilizando diversos serviços à este público. A Sala é uma das iniciativas que integram o Programa Cidade Empreendedora e conta com a parceria do Sebrae. 



Durante a solenidade de entrega, o vice-prefeito de São Cristóvão e deputado estadual eleito, Paulo Júnior, destacou que o espaço era um sonho da gestão municipal, que tem buscado trabalhar diariamente para trazer o desenvolvimento econômico e fomentar o emprego e renda na cidade. “A Sala do Empreendedor é mais um compromisso da nossa gestão para incentivar os pequenos empresários, aqueles que estão acreditando no nosso município e que agora terão esse espaço destinado para eles. Nossa intenção agora, é implementar outro espaço como esse na região da Grande Rosa Elze, no CEAC, onde estamos fazendo uma reconstrução completa para atender a população”, destacou o vice-prefeito. 

 


Vice-prefeito de São Cristóvão e deputado estadual eleito, Paulo Júnior

 

O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, falou sobre a importância de ter um espaço como este, que irá centralizar todos os serviços que o micro e pequeno empresário precisam. “Aqui nós teremos todos os serviços necessários, desde a abertura de empresas, orientações sobre capacitações, sobre financiamento para novos investimentos e também sobre a questão fiscal. Eles não precisarão ficar migrando de um órgão para outro para buscar esses serviços porque encontrarão tudo aqui. Essa é uma maneira de aproximar cada vez mais o microempreendedor do nosso município, para que possamos fomentar a economia local”, declarou.  

 


Secretário da Semdet, Josenito Oliveira

 

Parceiro da Prefeitura na iniciativa, o Sebrae é o responsável pelas capacitações ofertadas. Na oportunidade, o superintendente da instituição, Paulo do Eirado, parabenizou a gestão do prefeito Marcos Santana pelo trabalho desenvolvido e destacou que esta parceria com a gestão municipal contribuirá para os empreendedores que já estão em atuação e para aqueles que desejam empreender. “Além dos serviços prestados, aqui teremos o contato direto com o pequeno comerciante. Isso vai enriquecer demais a gestão pública. Em uma sala como esta nós temos a convergência de três agentes importantíssimos no mundo social e econômico: poder público, o empresariado e o terceiro setor, representado pelo Sebrae. Essa soma com certeza traz benefícios para todos”, ressaltou o superintendente. 

 


Superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado

 

Agentes de Desenvolvimento



A Sala do Empreendedor contará com o importante trabalho dos agentes de desenvolvimento do município. Atualmente, quatro deles estão à disposição para auxiliar a população de segunda a sexta, das 8h às 14h. “Desde 2018 nós estamos trabalhando em prol dos microempreendedores do município e esse espaço é a realização de um sonho. Aqui nós daremos todo o suporte para eles, e nós, enquanto agentes de desenvolvimento, atuaremos como uma parte do Sebrae em São Cristóvão. Fomos capacitados e agora daremos esse auxílio aos microempreendedores, atuando não só na parte burocrática, mas também na articulação com os empresários locais, com outras secretarias e entidades que possam se somar, para que possamos oferecer o melhor serviço às empresas locais”, explicou Anderson Resende, agente de desenvolvimento. 

 


Anderson Resende, agente de desenvolvimento

 

Sala do Empreendedor

 

Empreendedores 

 

Vera Maria Gomes é uma das empreendedoras de São Cristóvão que marcaram presença no lançamento da Sala. Junto ao seu esposo Manoel, ela é responsável pela administração da Casa dos Bricelets, negócio que implantou com o apoio da Prefeitura. “Hoje eu sou uma empreendedora graças ao trabalho da Prefeitura que ofertou os serviços para que meu negócio pudesse crescer, auxiliando na parte burocrática e me incentivando. Tenho só que agradecer. Espero que novos empresários tenham a oportunidade de crescer com o auxílio desse novo espaço”, afirmou. 


Vera Maria e o esposo Manoel

 

Outro empreendedor que esteve presente no evento foi Italo Gabriel. Filho de Gabriel de Souza, que dá nome a Sala do Empreendedor, ele falou da felicidade em ter essa homenagem ao seu pai e destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal. “Fico muito feliz pela homenagem e acredito que meu pai ficaria muito feliz também. O desenvolvimento de São Cristóvão foi algo que ele sempre batalhou, trazendo iniciativas para a cidade, sempre querendo o bem para o município. Os empreendedores eram muito carentes da atenção do poder público, mas vejo que isso tem mudado. A jornada de empreender é muito difícil, e quando existe esse suporte, agora reforçado com esse novo espaço, irá nos ajudar muito”. 



Italo Gabriel

 

Saiba mais

 

A Sala do Empreendedor Gabriel de Souza Filho fica localizada na sede da Semdet, na Rua Pereira Lobo, 72, Centro Histórico (em frente ao INSS). O telefone para o contato é o (79) 3045-4912 e o email é o saladoempreededor@saocristovao.se.gov.br

 

 

Os serviços ofertados são:

 

  • Formalização Gratuita e Simplificada do MEI
  • Orientações sobre obrigações do MEI
  • Baixa do MEI
  • Impressão de CCMEI ( Certificado da Condição de MEI)
  • Atualização de Dados do MEI
  • Inscrição Estadual Impressão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
  • Impressão DAS (Boleto Mensal)
  • Parcelamento de Débitos do MEI
  • Orientação sobre a impressão DAS MEI
  • Aumento de nível do Selo de Confiabilidade (Gov.Br)
  • Impressão Relatório de Receita Bruta para o MEI
  • Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI)
  • Emissão de Nota Fiscal do MEI (Municipal e Estadual)
  • Impressão de CND (Certidões Negativas)

  Orientações e fomento sobre acesso ao crédito

  • Orientações sobre compras municipais e o Cadastro de Fornecedor.
  • Palestras, Oficinas, Cursos e Consultorias para ME, EPP e MEI
  • Consulta Prévia de Registro de Marca (INPI)
  • Orientação e cadastro no Credenciamento municipal de MEI
  • Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.

 

Fotos: Heitor Xavier