Prefeitura de São Cristóvão inaugura requalificação da Praça da Bandeira

18/04/2023 - 16:25 Atualizado há 2 dias

A tarde da última segunda-feira (17) foi repleta de agradecimentos, alegrias e sentimento de pertencimento na cidade de São Cristóvão com a inauguração do Sítio Arqueológico Praça da Bandeira. Com recursos totalizados em mais de R$500 mil, a praça está disponível para o povo e com direito a mastro da bandeira do Brasil.

A praça da Bandeira passou por uma ampla modernização em toda sua estrutura, com uma área de intervenção: 1.390,26 m², agora está mais moderna e aconchegante. Sua reforma foi por recurso destinado pelo Deputado Federal Fábio Reis no valor de R$426.194,76 e recursos próprios no valor de R$167.402,78. Assim, a Prefeitura de São Cristóvão investiu um total de R$593.597,54 em pavimentação, pergolado em madeira, bancos e mesas em madeira, bancos de concreto, mastro para a bandeira do Brasil, brinquedos, lixeira em aço corten, entre outros materiais que trarão diversão e bem-estar para aqueles que os usufruírem.

A obra da praça teve seu início no ano de 2020, mas segundo o prefeito, Marcos Santana, a suas pausas extras foi devido a materiais e objetos arqueológicos encontrados no local. “Depois das primeiras descobertas, tivemos que pausar e realizar um trabalho de prospecção coordenada pelo IPHAN. Todo o material encontrado foi mandado para o Museu Arqueológico de Xingó, localizado na cidade de Canindé.”, explica.

A gestão atual vem requalificando espaços turísticos e de lazer por toda a cidade, a Praça da Bandeira é mais um dos trabalhos que toda equipe da prefeitura se empenha para oferecer o melhor para os sancristovenses. “Não basta somente projetar, não basta somente querer fazer, mas sobretudo, é necessário acompanhar a obra, pois exigimos sempre qualidade, exigimos que nosso projeto seja executado da melhor maneira possível.”, enfatizou o prefeito.

Deputado Fábio Reis e Prefeito Marcos Santana

O secretário, Julio Nascimento Junior, que cuidou do processo de reforma junto a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) vê a inauguração com o sentimento de dever cumprido. “O projeto da reforma foi pensado em mudar um pouco seu conceito, inserimos alguns equipamentos que irão atender não somente a juventude bem como os idosos no tocante à atividade física.”

Secretário Júlio Nascimento Júnior

Para o Deputado Federal, Fábio Reis, que vem participando das realizações de várias obras da cidade, entregar mais uma para é gratificante. “É uma cidade querida, ter parceiros como Marcos Santana e sua equipe é uma grande honra. Quero agradecer ao povo que por mais um mandato deu sua contribuição e devemos devolver essa confiança para ele, e fazemos isso através de obras com benefícios para melhorar a qualidade de vida desse povo querido.”

O evento contou com a participação do deputado estadual, Paulo Júnior; dos vereadores: Ítalo Macário, Edson Pereira, Marcus Lázaro, Joca, Rafael do Sucatão, Irmão Gibson e Edivaldinho Cabeleireiro; além de secretários, servidores do município e a população em geral.

Aprovação dos moradores

A moradora Ana Cristina dos Santos, 47 anos, que já estava aproveitando o espaço para brincar com seu neto, não vê outra maneira de se expressar a não ser gratidão. “A praça estava decadente, agora, graças a Deus está linda, maravilhosa, agradeço também ao meu prefeito. Virei sempre e vou aproveitar muito os aparelhos para fazer exercícios.”

Ana Cristina dos Santos, 47 anos

Edinalva dos Santos, 49, nascida e criada ao redor da Praça da Bandeira diz que a reforma foi uma benção na vida de todos da cidade e, principalmente, daqueles que moram por perto. “Era nosso sonho essa reforma. Estavam todos cheios de expectativas de ter uma praça melhor, agora vou ver as crianças brincarem, vou fazer minha caminhada por aqui, a praça está maravilhosa”.

Edinalva dos Santos, 49

Além de ser um espaço de lazer para os moradores, a reforma da praça trouxe mais segurança, conforme explicou a moradora Fabiana dos Santos, 39. “Nós vivíamos aqui muito aflitos, porque a praça era toda escura. Agora estamos felizes com essa reforma. Aprovo tudo, temos diversão para as crianças e para nós adultos também.”

Fabiana dos Santos

História da Praça da Bandeira

Antes conhecida como Praça da Cachaça, agora, de cara nova, leva no nome o símbolo maior de uma nação, a bandeira. A partir de hoje, mais do que nunca, a praça volta a ser símbolo e boas lembranças da criação do Festival de Arte de São Cristóvão (Fasc).

Em 1972 sob gestão do Prefeito Paulo da Farmácia, a cidade passou por melhorias para receber o evento comemorativo aos 150 anos da Independência do Brasil, que aconteceu aqui mesmo no dia 1 de setembro do respectivo ano. Na época, o Governo de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram convidados a pensar em eventos que comungassem com a comemoração e, assim, pensou-se em algo que celebrasse todas as linguagens culturais, como teatro, dança, literatura e cinema. Dessa forma, surgiu o Festival de Artes de São Cristóvão.

A História do FASC sempre foi associada à história da Praça da Bandeira. Enquanto uma ficou responsável pela demonstração das riquezas culturais do local, a outra foi pensada como uma homenagem simbólica de uma nação. Ambas enaltecem o sentimento de pertencimento.

A última obra realizada na praça ocorreu na gestão do ex-prefeito Zezinho da Everest (2005- 2007) onde o espaço recebeu uma nova revitalização e sua entrega contou com a presença do Ministro da Cultura à época, Gilberto Gil, que realizou o descerramento da Placa.