Prefeitura de São Cristóvão inaugura obra de requalificação do primeiro Cristo Redentor do Brasil

05/03/2023 - 00:06 Atualizado há 6 horas



 

No alto do São Gonçalo, no bairro Romualdo Prado, a 90 metros de altura, está o primeiro Cristo Redentor do Brasil. Os braços erguidos abençoam o povo sancristovense e fazem um gesto de acolhimento às pessoas de todas  as partes do país. O monumento, quase centenário, é um marco da cultura  e história da Cidade Mãe. 

 

Agora, após muito tempo de abandono, está pronto para receber a todos que estiverem dispostos a vivenciar uma experiência histórica, cultural, de  fé e contemplação da natureza, como relata a moradora de São Cristóvão, Sônia Souza: “o Cristo Redentor é um cartão postal de São Cristóvão. Moro há muito tempo aqui e lembro que não era desse jeito. Tinha o monumento do Cristo, mas não estava em condições tão boas como agora e não tinha essa estrutura em volta. Lembro que tinha  só algumas barraquinhas quando havia festa. Agora parece um outro espaço”. 

 

Sônia Souza, moradora de São Cristóvão

 

Nesta sexta-feira (03), a Prefeitura de São Cristóvão entregou  a obra de requalificação do Mirante do Cristo Redentor, durante uma cerimônia que contou com a presença  da população sancristovense, de autoridades políticas do Estado e atrações culturais. No total, a obra de recuperação do equipamento  e da  rodovia que dá acesso ao local   recebeu um investimento de R$3,3 milhões, oriundos de emenda do deputado federal Fábio Reis e recursos próprios do município, como explica o secretário municipal de infraestrutura, Júlio Nascimento Júnior.  “Essa obra começou a ser concebida na primeira gestão do prefeito. Após um levantamento de custos,  fomos em busca de recursos, porque era uma época em que o município não tinha muita verba. Mas graças a emenda do deputado federal, Fábio Reis, foi possível viabilizar essa e outras obras, como a estrada que dá acesso ao mirante”, explicou. 

 

Júlio Nascimento Júnior, secretário municipal de infraestrutura



Situada no bairro Romualdo Prado, a imagem que foi inaugurada no ano de 1926 é considerada o mais antigo monumento do Cristo no Brasil. Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, o Cristo tem características únicas, que o tornam ainda mais especial: “Essa imagem não é réplica de nenhuma do Brasil, é singular. É única. A imagem do Cristo convida as pessoas para São Cristóvão, um braço recebe e outro braço aponta para a nossa cidade. Não é um Cristo de braços abertos, é acolhedor, orientador”, pontuou o prefeito 



Marcos Santana, prefeito

 

 

Importância do novo espaço turístico 

 

 O secretário de infraestrutura, Júlio Nascimento  Júnior  ressalta que a expectativa agora é de que o local  seja  um grande  ponto turístico para o município que carece de novas fontes de recursos financeiros, porque ainda depende muito da administração pública. Segundo o secretário, o equipamento vai ser protagonista no setor turístico do estado de Sergipe e tem  um grande potencial de trazer riquezas para São Cristóvão. 



A capacidade do Cristo  de atrair visitantes  após a obra de readequação foi  constatada pela guia de turismo Eliene Marcelo. Ela conta que  morou em São Cristóvão por 13 anos, mas hoje mora e trabalha em Aracaju. A senhora destaca que sempre sonhou em ver o Cristo restaurado para poder levar os  clientes para conhecê-lo.“Agora a cidade vai ser mais atrativa, vou poder trazer um grupo de turistas para ver como esse espaço ficou após a restauração. Quando o turista chegar aqui, vai poder apreciar esta vista belíssima, graças a esse novo mirante”, ressaltou.

 

Eliene Marcelo, guia de turismo

 

 

A importância da requalificação do equipamento para o turismo religioso no estado também foi ressaltada pelo deputado federal Fábio Reis:  “Temos uma grande parceria com a Prefeitura de São Cristóvão desde o início do mandato do prefeito Marcos Santana, era um sonho nosso revitalizar essa área e o prefeito, de forma muito competente, através das emendas que aprovamos, e recursos do município, fez esse belo projeto. Fico muito feliz de entregar esse espaço para a população, para que possamos elevar o turismo religioso na Cidade Mãe de Sergipe”

 

Fábio Reis, deputado federal

 

Para o deputado estadual, Paulo Júnior, a obra coloca São Cristóvão definitivamente na rota do turismo sergipano.  “Momento muito importante para o turismo. A quarta cidade mais antiga do país entrega para a população o monumento do Cristo que há muito tempo não sofria uma intervenção do poder público para a reurbanização. Agora a gestão municipal do prefeito Marcos Santana entrega para a população sancristovense esse novo equipamento”, concluiu.  

 

Paulo Júnior, deputado estadual




Com o Cristo totalmente recuperado, a gestão municipal espera atrair turistas como a estudante  de arquitetura, Carla Diaz que  mora em Aracaju e conta que desde que ficou sabendo da inauguração do Cristo ficou curiosa para conhecer pessoalmente  o novo projeto arquitetônico do local.  “Fiquei sabendo da inauguração através da minha irmã, então eu vim porque fiquei curiosa para ver o resultado. Ficou tudo muito bonito e, como estudante de arquitetura, é uma experiência ainda mais interessante estar nesse lugar”, disse ela. 

 

 

 

Reforma da estrada que dá acesso ao Cristo

 

Além da obra de requalificação do Cristo, a Prefeitura de São Cristóvão realizou a obra de recuperação da estrada que dava acesso ao mirante para facilitar o acesso da população local e dos turistas que desejarem conhecer o novo equipamento, como explica o secretário municipal de infraestrutura: “Nós avaliamos que era uma estrada muito antiga, com a vida útil completamente finalizada. Havia a necessidade de fazer a restauração para as pessoas conseguirem chegar aqui de forma confortável”. 


 

Fotos: Heitor Xavier.