Prefeitura de São Cristóvão implanta sistema de reconhecimento facial nas escolas para controlar frequência dos alunos

09/02/2023 - 17:05 Atualizado há 6 horas

A Prefeitura de São Cristóvão tem investido cada vez mais em iniciativas tecnológicas que visam modernizar o município em vários aspectos. Nesta semana, período de volta às aulas na Rede Municipal de Ensino, os alunos de algumas escolas já puderam conferir uma das novidades que a gestão trouxe para este ano letivo: o Ponto ID. Trata-se de um sistema de reconhecimento facial que tem o objetivo de controlar a frequência escolar, ter maior comunicação com as famílias dos alunos e até diminuir o desperdício de merenda.

O sistema funciona da seguinte forma: os estudantes são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença deles através do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno nas aulas.

Com recursos próprios, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) investiu ao todo R$ 639 mil, para que o sistema seja implantado em todas as escolas da Rede. A secretária de educação, Deise Barroso, explica que a aquisição da ferramenta tem como objetivo principal auxiliar no combate à infrequência escolar. “Com o Ponto ID nós conseguimos identificar o aluno que não está indo para escola. A partir disso, a equipe da Semed junto com a escola faz uma intervenção, mobilizando as famílias para que levem seus filhos para a sala de aula. É lá onde eles aprendem, por isso nos mobilizamos tanto para que esses alunos estejam frequentando assiduamente as salas de aula”, destaca.

Secretária de educação, Deise Barroso

Deise aponta ainda que o novo sistema possibilitará um controle melhor do quantitativo de merenda escolar que será distribuído para os alunos, minimizando assim o desperdício dos alimentos. “Após a entrada de todos os estudantes, imediatamente a secretaria da escola terá acesso ao número de alunos presentes naquele dia, podendo assim preparar um cardápio de acordo com a quantidade de alunos, evitando o desperdício da comida”, afirma.

Uma das instituições de ensino que já está utilizando a novidade tecnológica é a EMEF Teresita Paiva, no povoado Pedreiras. Para a diretora da instituição, Karla Amanda Santos, para além das outras funcionalidades do sistema, um dos principais benefícios é que, a partir da implantação do Ponto ID, os pais passarão a receber avisos eletrônicos nos telefones celulares e dispositivos eletrônicos sobre a chegada dos filhos na instituição de ensino ou a possível ausência dele.

“Isso é algo muito importante para a segurança dos alunos também. Muitas crianças acabam saindo de casa sozinhas para virem à escola, e com esse acompanhamento em tempo real, o pai poderá saber de maneira imediata se seu filho entrou na escola, podendo ficar mais tranquilo, com a certeza que ele está em segurança e bem cuidado”, declara a diretora.

Karla Amanda Santos, diretora da EMEF Teresita Paiva

Outras funções da ferramenta

Após o período de implantação nas escolas e cadastramento de todos os alunos no sistema de reconhecimento facial, a Semed pretende iniciar a utilização das outras funções do Ponto ID. Algumas delas são: gerenciamento da secretaria escolar; gerenciamento pedagógico; registro e controle do patrimônio das escolas; cadastro e consulta de todas as informações sobre a infraestrutura das unidades de ensino e demais setores ligados à educação.

“Essa é uma ferramenta muito completa, com dezenas de funcionalidades e após essa fase inicial de adaptação, iremos iniciar a fase de treinamento com os nossos profissionais da educação para que possamos utilizar tudo que o Ponto ID nos oferece”, aponta o diretor administrativo e financeiro da Semed, Cláudio da Hora.

Diretor administrativo e financeiro da Semed, Cláudio da Hora

Fotos: Heitor Xavier