Prefeitura de São Cristóvão envia à Câmara de Vereadores projeto de Lei para compra de vacinas via consórcio

09/03/2021 - 15:45 Atualizado há 15 horas

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, enviou à Câmara de Vereadores o projeto de Lei que autoriza a participação do município no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para aquisição direta da vacina contra Covid-19. O documento foi entregue na manhã desta terça-feira (09) ao presidente da Câmara, Diêgo Prado.  A cerimônia simbólica contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Governo, Paulo Júnior.

Conforme orienta a FNP, para participar do Consórcio, os municípios devem, inicialmente, manifestar interesse, o que já foi feito por São Cristóvão na última semana. Após essa etapa, todos os municípios que manifestarem interesse necessitam obrigatoriamente de projeto de lei aprovado até o dia 19 de março pelas respectivas câmaras. Segundo a FNP, o trâmite é obrigatório para que possam participar da Assembleia Geral de instalação do Conectar, que ocorre dia 22 de março.

De acordo com o prefeito, o município está buscando de todas as maneiras acelerar o processo de vacinação e caso o Governo Federal não agilize o envio de mais doses, o Consórcio será fundamental. “É imprescindível a ratificação por parte da Câmara de Vereadores para inserção do município no Consórcio e o nosso objetivo é que estejamos preparados para aquisição das vacinas. Entendemos que se por ventura continuar nesse ritmo lento para a chegada das vacinas, nós iremos demorar muito para vacinar nosso povo. Nossa ideia é que, se o Governo Federal não agilizar a aquisição, nós teremos que comprá-las através do Consórcio”, explicou o gestor.

Para o presidente da Câmara de São Cristóvão, Diêgo Prado, a inserção do município no Consórcio é importante e a Câmara irá trabalhar para aprovar a PL enviada pelo prefeito. Ele também destacou que “vamos colocar a aprovação do projeto de Lei em regime de urgência, para atender a solicitação do poder executivo”, afirmou o presidente do poder Legislativo.

Foto: Heitor Xavier