Prefeitura de São Cristóvão entrega Unidade de Saúde no povoado Colônia Miranda

12/08/2021 - 15:15 Atualizado há 19 horas



Na tarde desta quarta-feira, 12, os moradores do povoado Colônia Miranda presenciaram a entrega da Unidade da Saúde da Família Tânia Santos Chagas. A partir de agora, os pacientes da região terão ao seu dispor um espaço totalmente novo e equipado, sala de medicação e atendimento ambulatorial, além de consultório odontológico e acessibilidade. Ao todo foram investidos mais de 200 mil reais, oriundos de recursos próprios.


“Nasci e cresci aqui (Colônia Miranda), e conhecia o antigo posto de saúde que existiu nesse povoado. Nós precisamos lembrar o que aconteceu com o antigo posto e como os moradores ficaram sem assistência de saúde. Hoje vemos essa maravilha de unidade de saúde sendo entregue e como moradora venho dizer de nossa felicidade. Percebemos que tanto nós, moradores, quanto a cidade, vem avançado com essa gestão, e hoje é dia de agradecermos”, disse Camila Silva Santos, moradora e usuária da unidade de saúde.

Camila Silva Santos

 

Fernanda Santana

 


Segundo pontuou a secretária municipal de saúde, Fernanda Santana, a entrega da unidade de saúde da Colônia Miranda tem um significado muito grande para a gestão municipal, uma vez que no local, deixada pela antiga gestão, existia apenas uma construção abandonada. “O prédio da USF Tânia Santos Chagas significa resistência, assim como os moradores da Colônia Miranda. Ao assumirmos a gestão da cidade encontramos realidades que nos marcaram, e esse prédio é um exemplo disso: pois tínhamos aqui um local que recebeu recursos públicos para atender as demandas da população, mas que por falta de compromisso com o povo, a verba para a requalificação foi devolvida. Desde 2014, que esse prédio estava abandonado e podemos imaginar o quanto os moradores sofreram com isto. Hoje temos uma unidade de saúde feita com recursos próprios, e esta foi a decisão do prefeito Marcos Santana, que tem a saúde como uma das prioridades de sua gestão. É com muita satisfação que entregamos essa unidade onde os moradores vão encontrar uma equipe especial para recebê-los. Aqui, o povo irá encontrar o atendimento que tanto precisa e merece”, enfatizou.


De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de governo, Paulo Júnior, agora a população terá todo o auxílio necessário para um acompanhamento médico eficaz. “Estamos num momento especial. Fazendo uma viagem no tempo, voltemos a 2016 e lembremos como era esse prédio. Agora em 2021, temos uma unidade de saúde de verdade aqui na Colônia Miranda, com equipamentos que vão proporcionar um ótimo atendimento ao nosso povo. A gestão anterior perdeu o recurso que seria usado nesta unidade tanto por falta de compromisso quanto por incompetência, e a partir de recursos próprios é que nós entregamos hoje esse espaço de cuidado com a saúde dos moradores. Isso se chama respeito com o povo. O que a gestão atual está fazendo é assegurar o direito da nossa gente a ter um equipamento de saúde e qualidade”, frisou.

 

 

Paulo Júnior

 


Vereadores

 

 

A entrega da unidade contou com as presenças dos vereadores: Diego Prado, Pastor Marcão Neves, Vanderlan Nego, Edivaldinho Cabeleireiro, Edson Pereira, Marcos Lázaro, Luciano da Colônia, Augustinho, Thiago Corrêa, Ítalo Macário, Rege do Rosa Maria e Valdeci Filho. Na ocasião, o vereador Augustinho enfatizou a importância da entrega. “Estamos muito alegres em vermos essa obra sendo entregue. Essa ação vai marcar as vidas dessas pessoas. Além do prédio e estrutura entregues, vemos aqui muito amor, carinho e respeito com a população. As obras entregues pela gestão do prefeito Marcos Santana serão seu maior legado político”, enfatizou.


Luciano da Colônia, que atuou fortemente ao lado do prefeito Marcos Santana para que a unidade de saúde fosse efetivamente inaugurada, também falou do entusiasmo de ver a obra concluída e a unidade funcionando. “É com muita felicidade e emoção pra todos nós, filhos da Colônia Miranda, termos uma unidade de saúde nesta localidade. E na hora de escolhermos o nome da unidade não tínhamos como não homenagear Tânia Santos Chagas, que foi uma mulher forte e significativa para todos nós. Esse foi um dos primeiros pedidos que eu fiz ao prefeito Marcos Santana e hoje estamos presenciando essa entrega acontecer em mais uma ação pública, que marcará a vida dos moradores. Vemos hoje uma São Cristóvão se desenvolvendo com mais dignidade e prosperidade”, disse.

Augustinho

Luciano

 


Para Tânia


Nascida em 12 de maio de 1974, Tânia Santos Chagas era filha de José Edvaldo Chagas e Maria Rita Santos. Casou-se com Manoel Ribeiro Filho e juntos tiveram um filho, Saulo. Bastante querida pelos moradores da Colônia Miranda, ela trabalhou na área de saúde onde prestou um trabalho voltado aos cuidados com os pacientes. Diagnosticada com câncer de mama, Tânia lutou muito contra a doença vindo a falecer a 2019. A cerimônia de entrega da unidade contou com seus familiares, incluindo pai, mãe, viúvo, filho e irmãos.


“A Colônia Miranda está em festa com a entrega dessa unidade de Saúde, que trará mais comodidade para os moradores. Estamos felizes em vermos que a unidade levará o nome de Tânia, minha irmã, que foi uma mulher guerreira e que deixou um legado de sinceridade e respeito ao próximo. Sem dúvida alguma é um orgulho para nós sabermos que seu nome vai ser eternizado aqui. Queremos agradecer ao prefeito Marcos Santana e ao vereador Luciano da Colônia por essa indicação”, disse o irmão da homenageada, Paulo Rubens Santos Chagas.


O prefeito Marcos Santana enalteceu a importância da unidade de saúde levar o nome de uma moradora tão ilustre para os moradores da Colônia Miranda. Na ocasião também enfatizou o compromisso da gestão em entregar aos moradores um local equipado. “É uma unidade de saúde para atender bem nosso povo, que merece sempre o melhor. Quero pedir para os funcionários recebeam bem nosso povo, que deve ser acolhido e tratado com muito carinho. Só assim garantiremos uma saúde de qualidade e humanitária. Isso é um direito de todos da Colônia Miranda e o nosso trabalho é garantir que este direito aconteça. Sabemos da importância deste equipamento de saúde para os moradores da Colônia Miranda, e queremos frisar que não foi apenas a construção dessa unidade, mas a aquisição de todo o material interno, que vai beneficiar os pacientes desta região”.


O prefeito ainda enalteceu o papel dos vereadores em apoiar a gestão no tocante ao desenvolvimento da cidade. “Todo o nosso trabalho tem o apoio dos vereadores de nossa cidade, sem estes seria impossível cumprirmos o nosso compromisso com o povo. Quero cumprimentar também os nossos agentes de saúde, que trabalham diariamente dentro de nossas comunidades, dentro das casas de nosso povo. Essa inauguração é mais uma etapa do trabalho que começamos em 2017 reestruturando todo o sistema de saúde municipal”, finalizou.

 

Marcos Santana

 

Família de Tânia e Marcos Santana

 

Fotos: Heitor Xavier.