Prefeitura de São Cristóvão empossa mais 36 novos professores

26/10/2021 - 16:05 Atualizado há 3 horas

Através do concurso público, para provimento de vagas e a formação de Cadastro de Reserva no Cargo de Professor de Educação Básica do Município de São Cristóvão, realizado em 2019 pela Prefeitura de São Cristóvão empossou nesta manhã 36 novos professores. Há mais de 17 anos não acontecia um concurso deste gênero na cidade, e desde então o déficit da Rede Municipal de Ensino vem sendo suprido de acordo com a necessidade de efetivar professores responsáveis com a educação dos pequenos sancristovenses.

A realização do concurso foi conduzida mediante legalidade e a transparência das ações. Para tanto, foi instituída a Comissão Interna, por meio da Portaria nº 270/2018, de 29 de outubro de 2018, que trabalhou no diagnóstico da necessidade da realização do referido concurso público. Tudo para que em 2019, o certame fosse realizado com total eficiência, que assim aconteceu por meio da CEBRASPE/UNB. O certame, que inicialmente foi planejado para o preenchimento de 27 vagas, desde então já convocou 78 novos professores, sendo 72 destes já empossados, além de seis aprovados, que estão em processo de avaliação médica. Na ocasião da cerimônia desta manhã, o vereador Edson Pereira representou o presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Diego Prado.

“Depois de cortes salariais, ocasionados pela antiga gestão, tínhamos a necessidade de valorizarmos os professores de nossa cidade, bem como contribuirmos para o desenvolvimento educacional de nossas crianças. Nossa tarefa, inicialmente, foi a de recuperarmos parte do passivo que o município tinha com a categoria do magistério, e ainda estamos trabalhando para repor 18% dessa perda. Tínhamos também a intenção de sairmos da 49º colocação do IDEB, e hoje, depois do trabalho constante dos servidores da nossa Secretaria Municipal de Educação passamos a integrar a quinta posição ou seja estamos trabalhando com a valorização do magistério e com o compromisso de evoluirmos com o nível educacional dos alunos. Quero então desejar que todos esses novos professores sejam bem-vindos, e que tragam sua dedicação a serviço da educação. Só assim, partir da educação, é que criaremos cidadãos que terão conhecimento para distinguir mentiras e verdade em quaisquer circunstâncias”, disse o prefeito Marcos Santana.

Fazendo parte da comitiva que recepcionou os novos professores, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Cristóvão, Josenito Oliveira, pontuou o papel desses novos professores. “Esses novos professores chegam para compor o time do magistério de nossa prefeitura. Esperamos que venham com a missão de fazer com que nossas crianças possam ler e modificar o mundo. É com muita alegria que recepciono todos esses profissionais, pois nenhuma nação, estado ou município se desenvolve se não for através da educação”.

Segundo a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, a aquisição destes novos professores traz a certeza de que a Secretaria Municipal de Educação vem trilhando um caminho constante em prol do desenvolvimento da cidade, através da formação educacional. “Estamos felizes em receber esses professores, porque entendemos que a Cidade Mãe de Sergipe vem se tornando uma cidade-mãe-educadora, através do compromisso firmado em transformar a nossa cidade, através da educação. Não há forma de continuarmos sem a educação e sabemos que toda criança não deve ser punida com reprovações e bloqueios. Peço que esses novos professores se importem com nossas crianças, onde todos nós asseguremos o direito à educação de qualidade, combatendo quaisquer formas de violência. Enquanto servidores públicos temos a obrigação de trabalharmos favorecendo o aprendizado de nossas crianças”, enfatizou.

Representando os professores recém-chegados, Adriana Lima de Jesus agradeceu à gestão municipal pela criação do concurso público, depois de quase 20 anos sem nenhuma contratação efetiva no setor educacional sancristovense. “Em nome dos demais empossados quero agradecer à Prefeitura de São Cristóvão por ter feito esse concurso público, em prol do desenvolvimento educacional deste município. Citando Paulo Freire: educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem. Hoje estamos aqui com a certeza de que iremos contribuir para São Cristóvão com uma educação de qualidade e segura, através de uma jornada que deverá ser trilhada com amor, coragem e dedicação”, finalizou.

Lúcia Goes, Edson Pereiria, Marcos Santana (ao centro), Quitéria de Barros, Josenito Oliveira e Adriana Lima de Jesus acompanhando a cerimônia de posse dos novos professores

Adriana Lima de Jesus

Quitéria de Barros