Prefeitura de São Cristóvão efetiva novos agentes comunitários de saúde em cerimônia de posse

16/03/2023 - 14:21 Atualizado há 1 dia

Os agentes comunitários de saúde são peças fundamentais para a prevenção e promoção da saúde nas comunidades, auxiliando a população junto às unidades básicas. Na manhã desta quarta-feira (15), São Cristóvão passou a contar com mais 11 desses profissionais, que receberam o título na cerimônia de posse realizada no Paço Municipal. Os agentes empossados atuarão nas UBS Bruno de Souza Santos, Parque Santa Rita e Antônio Florêncio de Matos.

É a primeira vez em 18 anos que novos agentes comunitários de saúde passam a integrar o serviço público do município por meio de concurso público. O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, afirma que os novos profissionais serão bem-vindos para oxigenar o atentimento às comunidades, sendo recebidos com o sentimento de esperança na função de agentes da cidadania.

“Os agentes comunitários de saúde entrarão em todas as casas desta cidade, da comunidade onde vão trabalhar. Além de estarem habilitados do ponto de vista acadêmico, precisam ter um vínculo com a comunidade. Eu diria que é o mais importante, conhecer sua comunidade”, afirma o prefeito, reforçando a importância de levar a saúde preventiva e aproximar os serviços de saúde às casas dos cidadãos em necessidade.

Marcos Santana, Prefeito de São Cristóvão

Juliana Aguiar, uma das agentes comunitárias empossadas, atuou como representante do grupo de profissionais. Para ela, que integra o Movimento Popular em Saúde, o evento marcou um dia inesquecível na luta por uma profissão que acredita, sonha e almeja exercer. “Sabemos que temos muito trabalho de chão, trabalho de fábrica, de coletar as informações, de ajudar e entrar numa rede de apoio. Estamos na ponta do Sistema, somos base e daqui pra frente um dos passos mais importantes é o de coleta de dados, de informação e de comunicação com a população. É trabalho”, espera Juliana.

Juliana Aguiar, Agente Comunitária de Saúde

Outro agente comunitário presente para ser empossado e receber seu kit de trabalho foi Rooldney Araújo. A expectativa para o novo trabalho é retribuir a confiança dada pelo povo de São Cristóvão: “Estamos aqui porque nós tivemos dentro de nós esse desejo, então é fundamental para que o trabalho possa ser continuado com a Saúde recebendo esse combustível, pessoas novas para um trabalho que já é feito aqui na Prefeitura”.

Rooldney Araújo, Agente Comunitário de Saúde

História

Durante os discursos, tanto os profissionais empossado quanto as entidades presentes reforçaram que a trajetória dos agentes comunitários de saúde, bem como dos agentes de combate às endemias, foi um caminho de luta e trabalho árduo. A profissão surgiu há cerca de 30 anos como um programa de saúde da família, com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil, e desde então atua democraticamente como elo entre a população e os serviços e informações de saúde. No entanto, apenas em janeiro deste ano a lei nº 14.536 foi assinada pelo atual governo federal para regulamentar esses agentes como profissionais de saúde.

A Secretária de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, relembrou esses avanços e percalços, reforçando o pleiteio pela aprovação do projeto de lei municipal que formaliza o piso salarial dos agentes de saúde como superior a dois salários mínimos. A Secretária também homenageou os agentes, ressaltando que eles são a representação mais forte do Sistema Único de Saúde.

Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão

“Os agentes comunitários de saúde têm um papel estratégico nesse modelo de Atenção à Saúde. São eles que entram na casa das pessoas, são competentes para realizar a primeira avaliação da condição de saúde da população. Acompanham: vêem recém-nascidos crescerem e se tornarem adultos. Vêem famílias se encerrarem. São trabalhadores exclusivos do SUS, educadores de saúde. Sua função está no exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção à saúde”, reafirma Fernanda, destacando a importância dos profissionais para a democratização do acesso da população à saúde.

Presenças

Prestigiaram a posse dos novos profissionais os vereadores: Edvaldinho Cabeleireiro, Edson Pereira, Irmão Gibson, Italo Macário e Augustinho - Secretário de Relações Institucionais. Também esteve presente o Secretário de Governo Edson Fontes e o Secretário Municipal de Infraestrutura Júlio Nascimento Júnior. Além deles, servidores da saúde do município, conselheiros e familiares dos novos profissionais da saúde os saudaram por sua nova conquista.